Spice

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1177 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
ISO/IEC 15504
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A ISO/IEC 15504, também conhecida como SPICE, é a norma ISO/IEC que define processo de desenvolvimento de software. Ela é uma evolução da ISO/IEC 12207 mas possui níveis de capacidade para cada processo assim como o CMMI.
-------------------------------------------------
Histórico ProjetoSPICE
IMPORTANTE: A NORMA ISO/IEC 15504 AINDA NÃO PASSOU POR NENHUMA REVISÃO.
Janeiro de 1992: estudo da ISO sobre as necessidades e os requisitos de um padrão internacional para avaliação de processos de SW;
* 1993-1994: Criação do projeto SPICE e elaboração da versão inicial; Realização de trials - Fase 1 (35 avaliações);
* 1996: Versão PDTR (Previous Draft Technical Report);
*1997: Versão DTR, Trials - Fase 2 (70 avaliações);
* 1998: Versão TR2, Início dos Trials - Fase 3;
* 1999-2003: Transformação em Norma ISO/IEC 15504.
Em outubro de 2003, a Norma ISO/IEC 15504 (SPICE) para a avaliação de processos de software foi oficialmente publicada pela ISO
-------------------------------------------------
Sobre a Norma ISO/IEC 15504
A ISO/IEC 15504, também conhecidacomo SPICE, é a norma ISO/IEC que define processo de desenvolvimento de software. Ela é uma evolução da ISO/IEC 12207 mas possui níveis de capacidade para cada processo assim como o CMMI.
Em outubro de 2003, a Norma ISO/IEC 15504 para a avaliação de processos de software foi oficialmente publicada pela ISO. A Norma ISO/IEC 15504 define um modelo bi-dimensional que tem por objetivo a realização deavaliações de processos de software com o foco da melhoria dos processos (gerando um perfil dos processos, identificando os pontos fracos e fortes, que serão utilizados para a elaboração de um plano de melhorias) e a determinação da capacidade dos processos viabilizando a avaliação de um fornecedor em potencial.
Esta norma está sendo desenvolvida desde 1993 pela ISO em conjunto com a comunidadeinternacional através do projeto SPICE (Software Process Improvement and Capability Determination) com base nos modelos já existentes como ISO 9000 e CMM.
Segundo a norma, uma avaliação de processo de software é uma investigação e análise disciplinada de processos selecionados de uma unidade organizacional em relação a um modelo de avaliação de processo.
A ISO/IEC 15504 define um modelo dereferência de processo que identifica e descreve um conjunto de processos considerados universais e fundamentais para a boa prática da engenharia de software, e define seis níveis de capacidade, seqüenciais e cumulativos que podem ser utilizados como uma métrica para avaliar como uma organização está realizando um determinado processo e também podem ser utilizados como um guia para a melhoria.
AISO/IEC 15504 define também um guia para a orientação da melhoria de processo, tendo como referência um modelo de processo e como uma das etapas a realização de uma avaliação de processo. Este guia sugere 8 etapas seqüenciais, que inicia com a identificação de estímulos para a melhoria e o exame das necessidades da organização.
Em seguida existem ciclos de melhoria, nos quais um conjunto de melhoriasão identificadas, uma avaliação das práticas correntes em relação à melhoria é realizada, um planejamento da melhoria é feito, seguido pela implementação, confirmação,manutenção e acompanhamento da melhoria.
-------------------------------------------------
Modelo de referência SPICE
O SPICE inclui um modelo de referência, que serve de base para o processo de avaliação.Este modelo define duasdimensões:
* Dimensão de Processo:
Corresponde à definição de um conjunto de processos considerados universais e fundamentais para a boa prática da engenharia de software; Atualmente, um modelo de referência de processo no domínio de software é a ISO 12207;
* Dimensão de Capacidade:
Um modelo de avaliação, baseado na ISO 12207, é o definido na ISO 15504; Neste último, os processos são...
tracking img