sphenoforus levis

424 palavras 2 páginas
Sfhenofhuros Levis

O bicudo da cana-de-açúcar,Sphenophorus levis(Coleoptera: Curculionidae), conhecido também como gorgulhão-rajado ou besouro-da-cana, é a mais recente praga da cana-de-açúcar. Semelhante ao bicudo do algodão – mas com o dobro do tamanho, mede cerca de 15mm.

Somente nos EUA ocorrem mais de 64 espécies desse gênero, sendo que 20 já foram registradas na Flórida. Diversas espécies são encontradas também em países da América do Sul, tendo sido descritas 14 espécie no Brasil, incluíndo S. levis que foi descrita como espécie nova em 1978.

Regiões que está presente
Atualmente, S. levis encontra-se distribuído em mais de 40 municípios, incluindo as regiões Central (Araraquara, R.Preto,São Carlos, Jaú, etc.); Sul (Assis, Ourinhos); Nordeste (Pradópolis) e Leste (Leme, Pirassununga, Araras, São João da Boa Vista, Santa Cruz das Palmeiras, etc.), estando portanto em quase todas as regiões de cultivos de cana-de-açúcar do estado de São Paulo.

Características da praga
O bicudo da cana tem uma capacidade de voo restrita – máxima de 300m.

O deslocamento do macho é de três metros por dia e da fêmea de cinco metros

Essa praga tem hábitos noturnos, apresenta pouca agilidade e simula-se de morto quando atacado.

Devido dispersão do inseto a longas distâncias dá-se através das mudas retiradas de local infestado e transportadas por caminhão, por isso, dizem que: O Sphenophorus voa curto, mas caminha a 80 quilômetros por hora.
“O principal motivo da infestação foi a utilização de mudas sem procedência”.
A fêmea põe de 40 a 70 ovos, a postura é realizada ao nível do solo, ou mais abaixo, nos rizomas.
As larvas nascidas são brancas, com cabeça e corpo volumosos, ápodas (sem membros locomotores), de hábitos subterrâneos e elevada sensibilidade ao calor e à desidratação.

Utiliza como hospedeiros alternativos as tigueras (restos de touceiras) de cana, milho ou de capim colonião.
Danos Causados
A larva penetra nos rizomas, em busca de

Relacionados

  • pragas cana
    8099 palavras | 33 páginas