Sped

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1837 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO




A área fiscal nas entidades é responsável pelo controle e aplicação dos dispositivos legais vigentes. As exigências e procedimentos fiscais são decorrentes da legislação tributária. Mas eles não se esgotam no simples pagamento dos tributos e contribuições. Ao contrário, há exigências fiscais que não estão relacionadas ao pagamento de tributos, mas ao preenchimento deformulários, de livros, e outras obrigações acessórias a que as pessoas jurídicas estão obrigadas.






A responsabilidade do cumprimento de tais procedimentos inicia antes mesmo da constituição da empresa, o profissional deverá ter plenos conhecimentos da legislação para elaborar os contratos sociais, cadastros e registros obrigatórios para o funcionamento do estabelecimento, planejar edefinir o regime de tributação que melhor se encaixa no perfil da empresa para enfim movimentá-la. Toda empresa ao auferir receita ou lucro proveniente de vendas ou da prestação de serviços deverá obrigatoriamente fazer a apuração e o recolhimento dos impostos incidentes.

De forma a transparecer toda a movimentação econômico-financeira da empresa, após a apuração dos impostos o contribuinte estáobrigado a fazer e transmitir ao fisco todas as declarações acessórias dentro dos prazos previstos nos atos normativos levando em consideração o regime de tributação escolhido.

O Sistema Público de Escrituração Digital - SPED de modo geral, consiste na modernização da sistemática atual do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes às administrações tributárias e aosórgãos fiscalizadores, utilizando-se da certificação digital para fins de assinatura dos documentos eletrônicos, garantindo assim a validade jurídica dos mesmos apenas na sua forma digital, é um marco na informatização entre o fisco e os contribuintes, um tema atual, inovador em nossa legislação e que ainda esta em processo de implantação no País. Tal sistemática visa reduzir custos, eliminardocumentos em papel preservando o meio ambiente, uniformizar informações, fortalecer o controle e a fiscalização, cruzar dados contábeis com dados fiscais e aperfeiçoar o combate à sonegação.

Justificativa

O presente Plano de Estágio consiste em realizar as atividades de forma produtiva, simples e direta possibilitando adquirir habilidades e conhecimentos na área de atuação. O mundo globalizado,o mercado competitivo e o pesado ônus tributário que sufoca as empresas, requer práticas de gerenciamento eficazes para preservar a continuidade do empreendimento. Procurar formas lícitas para reduzir o pagamento de tributos e ao mesmo tempo estar atento às mudanças da legislação é uma necessidade imprescindível para a maximização dos lucros, manutenção dos negócios e melhores níveis de empregos.Problema

Antigos problemas culturais insanáveis, a sonegação e a fraude fiscal são frutos de uma carga excessiva de impostos combinada ao péssimo sistema tributário. No entanto, tentando evitar tais práticas, a figura do contador é cada vez mais utilizada pelos órgãos como ferramenta fiscalizadora, fundamental no sentido de conscientizar os contribuintes do dever de cada um cumprir comsuas obrigações perante o fisco e abolir a chamada cultura de sonegação. É uma realidade e que deve ser inibida pelo Estado através de providências concretas e enérgicas, neste sentido, para promover a integração dos fiscos, racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes e tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, instituiu-se o SPED.
ObjetivosObjetivo geral
Adquirir novos conhecimentos assimilando a teoria com a prática, analisar a aplicação das leis no dia-a-dia da empresa onde estagiaremos.
Objetivos específicos
- Acompanhar a Abertura e Encerramento de uma empresa;
- Identificar as diferentes formas de tributação das empresas;
- Acompanhar o processo de lançamentos das notas fiscais;
- Realizar a apuração de todos os...
tracking img