Sped

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS

ERIKA DA ROCHA CAPRISTRANI

PROJETO DE PESQUISA PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO:
SPED (SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL): OS DESAFIOS E BENEFÍCIOS PARA OS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS E PARA AS EMPRESAS

Porto Alegre
2011

ERIKA DA ROCHA CAPRISTRANISPED (SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL): OS DESAFIOS E BENEFÍCIOS PARA OS PROFISSIONAIS CONTÁBEIS E PARA AS EMPRESAS

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de Projeto de Pesquisa em Ciências Contábeis, do curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Professora Orientadora: WendyBeatriz W. Haddad Carraro

Porto Alegre
2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 TEMA 4
3 A PROBLEMÁTICA 4
4 OBJETIVO GERAL 4
5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
6 JUSTIFICATIVA 5
7 MÉTODOLOGIA 6
8 CRONOGRAMA 7
REFERÊNCIAS 8

1 Introdução

A competitividade do mundo globalizado exige algumas mudanças constantes em inovações tecnológicas, requisitando das empresas e de profissionais de diversasáreas uma grande capacidade de processamento e de atualizações. Este fator também se aplica ao campo da Contabilidade aliada à Tecnologia da Informação (TI), transpondo o tempo de uso do papel para a fase de transmissão digital, permitindo maior segurança, rapidez no envio, compartilhamento e confiabilidade dos dados, graças às diversas facilidades existentes atualmente, como, por exemplo, o uso dascertificações digitais.
Segundo Oliveira (2007)
Atualmente, as organizações públicas e privadas enfrentam a tarefa de migrar seus procedimentos burocráticos para o mundo digital, todos os dias grandes volumes de informações digitais são produzidos: textos, bases de dados, planilhas, imagens, gravações sonoras, material gráfico, páginas da Internet, etc. O século XXIchega trazendo uma forte dependência da informática como uma forma de armazenar os registros das atividades individuais e coletivas. A Tecnologia da Informação é mais uma ferramenta usada pelas empresas, mais do que uma forma de trocar dados, ela está mudando radicalmente a forma tradicional das operações contábeis, tornando os processos mais eficientes e proporcionando melhores serviços em todosos níveis. Documentos digitais, assinaturas eletrônicas e a infinidade de endereços virtuais dedicados ao comércio, são alguns exemplos desses avanços que estão sendo utilizados para disponibilizar informações e serviços e estão, definitivamente, mudando a forma de fazer negócio.

Os avanços das tecnologias de informação, juntamente com o esforço conjunto de alguns organismos públicosbrasileiros, também possibilitaram uma maior e mais confiável interatividade e agilidade no processo de transmissão das informações à Receita Federal, com a criação do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED.
É crescente a discussão sobre o impacto deste instrumento para as empresas e para os contabilistas. A implantação do SPED faz com que estes envolvidos atuem em uma conexão maior como governo e seus clientes, e para isso, é necessária a implantação e domínio pleno de toda sua parte funcional e operacional, inclusive fazendo uso de ferramentas mais atuais de TI.
Na opinião de Agrasso e Abreu (2000), “alguns avanços tecnológicos produzem um grande impacto nas organizações empresariais, inclusive na sociedade como um todo, exigindo uma completa alteração na forma de agirdiante desta nova realidade.”.
Para Pasa (2001), “a tecnologia de informação continuará alterando as empresas, principalmente trazendo novas tecnologias que irão modificar os processos contábeis, bem como novos caminhos para os usuários de informações recolherem e analisarem a informação.”
A contribuição do presente trabalho está na possibilidade de analisar quais dificuldades e...
tracking img