Sped fiscal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO


O cenário que se iniciou no século XXI mostra que o mundo globalizado está exigindo um maior comprometimento por parte dos empresários, envolvendo, inclusive as micro, pequenas e médias empresas, visando a manutenção das mesmas no mercado, que cada vez está mais competitivo, exigindo uma atenção especial dos gestores.
Neste sentido tem-se o SPED-Sistema Público de EscrituraçãoDigital que foi instituído pelo Decreto n. 6.022 de 22 de janeiro de 2007, completando este ano, de 2012, 5 (cinco) anos de existência. Neste período teve um início conturbado com três projetos, a Nota fiscal eletrônica, a Escrituração Contábil Digital e a Escrituração Fiscal Digital, atualmente conta com mais um projeto que é a EFD-PIS/COFINS. O SPED é a substituição das costumeiras por outrastotalmente inovadoras, os dados que antes eram fornecidos em livros de várias páginas, hoje serão fornecidos e arquivados em pequenos arquivos que ocuparão quase nenhum espaço em nossos computadores.
O SPED visa diminuir o abismo entre o fisco e o contribuinte, trazer uma integração mais rápida e qualitativa entre os mesmos.

1.1. A empresa

Sr. Alfredo e Sra. Leonora Kleis juntos deram inícioa uma empresa comercial de colchões e estofados, na Rua Andrade Müller (hoje Eugênio Müller) em Itajaí, SC, devido a mudanças no mercado, decidiram inovar e mudar o foco da empresa.
Desta decisão surgiu a organização Alfredo Kleis, que iniciou suas atividades em 12 de outubro de 1970, vendendo todo o tipo de material plástico para móveis e acessórios domésticos, tecidos, compensados, napa,curvim, espumas, cortinas e diversos artigos para sapateiros.
De lá pra cá, a empresa só veio a crescer. Hoje contando com a Matriz no centro de Itajaí, filiais no bairro São Vicente (Itajaí) e em Balneário Camboriú, é uma empresa que comercializa tudo o que há de novo no mercado de acessórios e utensílios para decoradores, tapeceiros e toldeiros.
Hoje a empresa conta com 32 colaboradores sendo quecada loja possui um gerente e atende mais de 5.000 (cinco mil) clientes por mês.
1.2. Visão

Ser reconhecida em todo território catarinense como líder no segmento de acessórios e utensílios para decoradores, tapeceiros e toldeiros.

1.3. Missão

Atender as necessidades de nossos clientes com muita prestatividade e bons profissionais e ótimos preços.

1.4 Valores

Tratar com respeito ehumildade nossos empregados, tendo um ambiente digno para que eles tenham os mesmos sentimentos que são tratados para com nossos clientes.

1.5 Questão Problema

A empresa deveria entregar o Sped desde o mês de 07/2011, e ainda não possui um sistema hábil para a implantação do mesmo. Tendo isto em vista, tanto a organização como o contador assume uma responsabilidade e um risco enorme e umdeles é a multa mínima de R$ 5.000,00. (cinco mil reais).
A dificuldade para gerar, validar e transmitir o arquivo com sucesso é reconhecida por todos, além disso, não se trata somente de validar e entregar, mas sim da confiabilidade dos dados ali transmitidos. Para isso, a empresa deverá implantar um sistema hábil para gerar estas informações, sem deixar nenhuma dúvida em seus cadastros de produtos,fornecedores e clientes já que praticamente toda a qualidade das informações ali prestadas dependerá disso.
Explorando um pouco mais, a empresa deverá organizar seu orçamento para que caibam os gastos com a manutenção de um sistema de qualidade e também o salário de um profissional com conhecimento do assunto.
Portanto, baseando-se no trabalho de pesquisa e diante das dificuldades encontradaspelos empresários na gestão do seu negócio, procurou-se responder a seguinte questão problema:
Como se configura uma proposta de controladoria para a utilização do Sped para uma empresa do ramo comercial, sediada em Itajaí-SC, que assegure o devido suporte ao processo de gestão?

1.6 Justificativa

O SPED, assim como todo sistema digital e informatizado, visa trazer benefícios a quem o...
tracking img