Speculum peccatoris: a teatralização da morte nas obras de hieronymus bosch.

491 palavras 2 páginas
Speculum Peccatoris: a teatralização da morte nas obras de Hieronymus
Bosch.

“Se o santo esperava a morte com alegria, o mesmo não poderia ser dito a respeito das grandes massas de pecadores. [...] tanto a pregação verbal quanto as imagens exibidas nos locais sacros eram de stinadas a lembrar a iminência e a inevitabilidade da morte, além de cultivar o terror das penas infernais”. (ECO, pg.62)

Bosch, viveu no fim do século XV inicio do século XVI sendo um artista do período renascentista, estava vivendo um período de transição, é possível nota r nas suas obras muitas características da arte barroca, cores escuras e mensagens exortativas relacionadas a danação do homem mediante seu comportamento na Terra.
Esses conceitos teológicos foi bem explorados em seus trabalhos, fica explicito em suas obras o domínio do mal sobre as pessoas que cometem os sete pecados capitais, e a consequência de uma vida sem os valores cristãos.
Faz uso de imagens simbólicas e pragmáticas que representa os temores e as incertezas que acometiam os homens inseridos no contexto. A curiosidade do impreciso gerava um conflito sem solução, através das suas obras ele exortava sobre a as atitudes durante a vida carnal abrangendo temas de morte, medo, vida pós-morte, céu, purgatório e inferno. Alguns deles ganharam maior destaque, como a luxuria e a avareza alcançando o mais íntimo dos sonhos e pesadelos do homem

cristão o levando a refletir no pós-morte, no Além, que remete a noção de ruptura e gera expectativas quanto à morte.
De certa forma estimulando o terror, caso não andasse segundo as leis da Igreja, suas obras possuíam caráter exortativo visando o arrependimento e fazendo –os merecedores da salvação.
“O medo do Deus Juiz, associado à ideia unívoca do pecado original, lançava grupos inteiros a uma situação de submissão e sujeição.” (DELUMEAU, 2003)
Conforme

analisamos

ele

pretendia

alcançar

através

de

suas

obras

a

Relacionados