Sparc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (423 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Arquitetura SPARC

SPARC é uma arquitetura de processadores desenvolvida pela Sun Microsystems no ano de 1985. Ela foi criada para que a Sun pudesse ter a sua própria CPU, ao invés de ficar usandoa da Motorola nas suas máquinas. A organização e o conjunto de instruções da arquitetura SPARC foi completamente baseada na arquitetura RISC, de Berkeley. A Sun licenciou sua arquitetura para outrasempresas para que pudessem desenvolver máquinas compatíveis com o processador.
No ano de 1986, surge o primeiro processador SPARC, o SPARC 86900 de 32 bits, potencializando as máquinas da própriaSun Microsystems. Com o sucesso desse processador, é criada, em 1989, a SPARC International, com o objetivo de desenvolver novos processadores e aprimorara arquitetura. Após 7 versões, algumas commuitas mudanças outras nem tanto, surge, em 1990, a versão 8 do SPARC, com melhorias chave em instruções de dividir e multiplicar, construídas no hardware, funções de MMU (Memory Management Unit – Unidadede Gerenciamento de Memória) e suporte para operações de números com vírgula flutuante em até 128 bits. Recentemente, a versão 9 com 64 bits fora lançada.
O SPARC fora planejado com o objetivo deotimizar os compiladores e permitir implementações mais fáceis do pipeline do hardware. A janela de registros SPARC permite uma redução das instruções de leitura e escrita na memória, particularmente emprogramas de elevada dimensão. Essa redução é menor ainda se a linguagem utilizada for C++ ou alguma outra orientada a objetos. Devido à arquitetura SPARC ter sido criada com base em RISC, elapermite uma maior flexibilidade na alocação de registros.
SPARC utiliza janelas de registradores (assim como RISC). O número total de janela varia de acordo com a implementação, variando entre 2 e 32, mascada janela consiste em 24 registradores. Os registradores físicos 0 a 7 são globais, compartilhados por todos os procedimentos. Cada processo vê os registradores lógicos numerados de 0 a 31. Os...
tracking img