Spa urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O crescente desenvolvimento de estudos científicos sobre os cuidados com a saúde prevenida e os benefícios de terapias corporais de bem-estar foi, e ainda é, mola propulsora de forte tendência de exploração e crescimento de serviços relacionados a estes fins. Tal fato tem trazido importantes transformações ao mercado brasileiro de spas, o qual tem constantemente buscado se adaptar às demandasculturais e turísticas de cada região do país.
A indústria nacional de spas é bastante recente quando comparada aos mercados internacionais. Apesar de os primeiros spas do Brasil terem surgido no início da década de 1.980, foi apenas nos últimos 10 anos que este mercado iniciou seu mais rápido desenvolvimento, decorrente principalmente das modificações culturais trazidas pelo avanço da medicinapreventiva e necessidades geradas pelo acelerado ritmo da vida moderna. Com tal progresso, diferentes formatos e especialidades de spas foram surgindo de forma a atender a demanda cultural de seus clientes, o que trouxe aceleradas modificações na indústria, aproximando-a mais dos mercados internacionais mais desenvolvidos.

Os primeiros spas que surgiram no mercado brasileiro foram os chamados SpasDestino, ou seja, estabelecimentos com estrutura de hospedagem e alimentação que apresentam foco integral na promoção do bem-estar e qualidade de vida. Devido à maior infra-estrutura física destes spas e a sua proposta conceitual, os mesmos normalmente não se localizam dentro de grandes cidades, mas sim em regiões próximas, exigindo que as pessoas realizem pequena viagem de descolamento até osmesmos. Diversos spas destino existem há muitos anos e são bastante conhecidos ao redor do país. O crescimento do número destes spas pelo Brasil ainda é acentuado, mas bem menor do que outros tipos de spas que surgiram em função da demanda cultural por serviços de spas nas mais variadas localizações. A Associação Brasileira de Clínicas e Spas os classifica da seguinte forma:

(i) Spas Resort/Hotel:Estabelecimento independente localizado dentro de estrutura fixa de Resorts ou Hoteis, que apresenta serviços de bem-estar e qualidade de vida, lazer e entretenimento.
Estabelecimento independente localizado dentro de estrutura fixa de Resorts ou Hoteis, que apresenta serviços de bem-estar e qualidade de vida, lazer e entretenimento.
(ii) Day Spas: Estabelecimento sem estrutura de hospedagemlocalizado em áreas urbanas, seja em estrutura própria, shopping centers, centros comerciais ou residenciais.
Estabelecimento sem estrutura de hospedagem localizado em áreas urbanas, seja em estrutura própria, shopping centers, centros comerciais ou residenciais.
(iii) Spas Passeio: Estabelecimento localizado dentro de estruturas voltadas para entretenimento ou transporte. Inclui estruturasfixas de entretenimento ou veículos de passeio como clubes de campo, golf, e praia, clubes de entretenimento, navios, aviões, trens.
Estabelecimento localizado dentro de estruturas voltadas para entretenimento ou transporte. Inclui estruturas fixas de entretenimento ou veículos de passeio como clubes de campo, golf, e praia, clubes de entretenimento, navios, aviões, trens.

Os 3 outros tipos despas acima mencionados são reflexo direto da maior procura por serviços e atividades relacionadas ao bem-estar e qualidade de vida, independentemente do local onde a pessoa se encontra, esteja ela em sua região de trabalho, próximo a sua casa, em viagem turística, ou a trabalho. Tais classificações demonstram a variedade de localizações e amplitude do alcance dos serviços proporcionados por umainfra-estrutura de spa.

Os spas resort/hotel, por exemplo, se tornaram exemplo típico de um serviço valioso que é agregado ao hóspede durante sua estadia. Ao contrário de anos atrás, os serviços de spa não são vistos mais como algo de diferencial nos hotéis e resorts de alto padrão, mas sim como algo indispensável à infra-estrutura hoteleira. O desenvolvimento do turismo internacional para o...
tracking img