Spa urbano

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

É imprescindível um ou mais dias para descansar e renovar forças físicas e emocionais ou mesmo reaprender a cuidar de si mesmo. O tempo em um spa é um tempo para si próprio. Muito mais que um lugar para perder peso e aprender a manter uma alimentação equilibrada, esses centros propõe uma pausa na vida frenética típica da cidade grande e apontam alguns caminhos que levam a qualidadede vida. (ALCALDE 2003)

Com o avanço da tecnologia e a velocidade em que estão ocorrendo as das mudanças no mundo globalizado, a população vem se descuidando de alguns problemas relacionados à saúde e a qualidade de vida.
Como alternativa para sanar tais problemas, encontramos no mercado diversos tipos de estabelecimentos comerciais sendo dois deles muito procurados: os SpasTradicionais e os Spas Urbanos.
Eles trazem diversas soluções tanto para aqueles que procuram se livrar do stress quanto para os que necessitam de uma reeducação alimentar, resultando numa melhora da qualidade de vida.
Os Spas Tradicionais já existem há mais tempo no mercado tendo conquistado ao longo dos anos sua clientela, sendo assim, seus serviços já são conhecidos por grande parte dapopulação.
Recentemente, surgiram os Spas Urbanos como nova alternativa.
Oferecendo por algumas horas ou um dia inteiro, grande variedade de serviços em beleza e bem estar.

Delimitação do tema
O Spa como modalidade hoteleira; a diferença entre o Spa Tradicional e o Spa Urbano, suas estratégias, concorrência e o público que procura este serviço.

Justificativa
Diante daoportunidade de realizar uma pesquisa acadêmica como requisito para conclusão do curso de Administração com Habilitação em Hotelaria apresenta-se como adequado e desafiador, procurar estudar novas modalidades de negócios nesse mercado. Uma das mais recentes atividades da hotelaria é o Spa Urbano que surge como uma evolução do conceito tradicional de Spa. Ele oferece tratamentos e alternativas paracuidar da saúde, sem a preocupação de ter que abandonar sua rotina de vida e seu trabalho.

Problema
Os Spas Tradicionais estão perdendo sua clientela para os Spas Urbanos?

Hipótese
Recentemente, houve uma mudança no conceito dos Spas Tradicionais, mostrando que eles não são apenas um local somente para emagrecimento, mas que também oferecem serviços para melhorar a qualidade de vidae reduzir o stress. Porém, devido à correria na vida das pessoas que habitam as grandes metrópoles quem está em maior evidência, são os Spas Urbanos. Eles vêem aumentando a cada dia sua força e também oferecem alguns dos mesmos serviços que os Spas Tradicionais. Supõe-se que o espaço conquistado por estes Spas resulte em uma perda de mercado dos Spa Tradicionais.

Objetivo
Estudar omercado, as estratégias e os clientes que se hospedam em Spas Tradicionais e Spas Urbanos visando identificar tratar-se do mesmo publico.

Metodologia

O trabalho se realizará de forma qualitativa bibliográfica, através de livros, revistas e sites e também de forma quantitativa por meio de pesquisa de campo e entrevistas.

Capítulo I – História e Conceitos

1.1) Aspectos históricos dahotelaria no mundo

De acordo com Oliveira (2000), como antecedentes mais remotos de turismo e hotelaria podemos citar os romanos. Foram construídas estradas e ao longo destas hospedarias e centros de tratamento termal, que os possibilitava de viajar mais freqüentemente. Viajavam por diversos motivos como lazer, comércio e para conquistar novas regiões. Por meio de pinturas em azulejo, vasos,placas e mapas, descobriu-se que os romanos iam a praia e spas buscando divertimento e cura para doenças.
Segundo Andrade, et.al. (2000) o principal fator que deu origem as mais antigas formas de oferta hoteleira foi o comércio. Através das rotas comerciais da Antigüidade na Ásia, África e Europa surgiram núcleos urbanos e centros de hospedagem para atendimento dos viajantes.
Conforme...
tracking img