Souza Sobre Rizoma Em Delueze E Aplicacao Na Educacao

9030 palavras 37 páginas
Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE
RIZOMA DELEUZE-GUATTARIANO: REPRESENTAÇÃO, CONCEITO E
ALGUMAS APROXIMAÇÕES COM A EDUCAÇÃO
Rodrigo Matos de Souza*
RESUMO: O presente artigo identifica o conceito de Rizoma de Gilles Deleuze e
Félix Guattari em suas dimensões imagética e conceitual, situando-o como uma alternativa às formas tradicionais de representar e organizar o conhecimento. O trabalho foi desenvolvido, hermeneuticamente, num processo de leitura dos textos dos autores em diálogo intertextual. Além disso, oferece também, uma aproximação do referido conceito com o campo da educação, como um elemento de problematização da Filosofia da educação e da Transdisciplinaridade.
Palavras-chave: Deleuze; Guattari; Rizoma; Representação; Conceito; Educação.
RESUMEN: Este trabajo identifica el concepto de Rizoma de Gilles Deleuze y Félix
Guattari en sus dimensiones representación y concepto, colocándolo como una alternativa a las formas tradicionales de representación y organización del conocimiento. El estudio se llevó a cabo, hermeneuticamente, un proceso de lectura y diálogo intertextual de los autores propuestos. Por otra parte, también ofrece una aproximación a este concepto en el campo de la educación como un elemento de cuestionamiento de la filosofía de la educación y la transdisciplinariedad. Palabras claves: Deleuze, Guattari, Rizoma, representación, concepto, educación.
1. Platô introdutório
A contemporaneidade ou o que convencionalmente vem sendo chamado de pós-modernidade1 é um campo fértil para produções conceituais, seja no âmago de uma determinada ciência ou saber, revolução interna, ou numa perspectiva cada vez mais interdisciplinar, integrando estas revoluções internas numa construção de sentidos múltiplos e maleáveis, que transitam das ciências naturais para as sociais, da filosofia para a matemática, da religião para as ciências
*

Doutorando em Educação e Contemporaneidade, Mestre em Estudos de Linguagens e Pedagogo pela Universidade

Relacionados

  • An Lise Das Pol Ticas P Blicas De Sa De Livro
    119254 palavras | 478 páginas