Soterologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1499 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DA NATUREZA DA SALVAÇÃO

A salvação provida por Deus é livre, graciosa, vem do próprio Deus, recebida pela fé através de um coração arrependido.

Para haver salvação são necessários três fatores:

- Alguém precisando de salvação;

-A salvação como possibilidade existente (é de fato);

-Alguém que possa salva-lo e deseja fazê-lo;

A salvação fica descartada caso haja falha em algumdesses fatores. E surgindo a condição do primeiro fator, os outros dois já estão existentes.

Deus criou o homem perfeito, mas o pecado corrompeu o homem e a imagem de Deus, trazendo conseqüentemente o afastamento entre ambos e a morte para o homem. A morte passou a ser um medo e uma ameaça constante, um medo inevitável que todos tentam prorrogar para amanha.

Ninguém pode salvar se a si mesmo,por isso o homem precisa desesperadamente de salvação, na qual ele não pode fazer nada por ele mesmo.

A salvação do homem pecador, ou seja, da humanidade, só pode ser realizada através de Deus, pela sua graça, para um coração arrependido e que exerce a fé em Jesus Cristo, o Único e suficiente salvador, pois a redenção foi efetivada por ele através de sua morte e ressurreição. Deus criou o homemcom a possibilidade de pecar e de morrer, como também o criou com a possibilidade de salvação, e esta mesma salvação é um dom gratuito que Deus oferece a todos os homens.

“Como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada pelo Senhor, foi nos depois confirmada pelos que a ouviram”(Hb 2.3).

A salvação é somente através de Jesus Cristo que tem todopoder e capacidade para salvar (Hb 7.25), Ele quer nos salvar e é o único que pode fazer isso.

O que o homem deve fazer para ser salvo?

Muitos acham que é através da obra meritória, mas de fato é através da obra da fé, mas resumindo alguns para seriam: Ouvir a palavra de Deus com Fé, quebrantar o coração, aceitar o convite de Jesus pela fé e permanecer firme nesta mesma fé.

A graça , osangue e a fé são considerados elementos básicos estabelecidos para salvação.

-A graça é o favor imerecido de Deus, é a sua bondade para com o homem independente de sua condição.

“O Sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado” (1 Jo 1.7), o sangue é conhecido como base para salvação, pois através de sua morte no calvário e ressurreição o crente é separado para Deus.

A fé nosconduz ao salvador, pela fé o homem reconhece sua necessidade de Salvação, a Fé coloca a verdade na mente e Cristo no coração, a fé é o meio para salvação.

A salvação é algo que consta no passado presente e futuro cristão, sendo assim podemos concluir que fomos salvos, estamos sendo salvos do poder do pecado hoje e seremos salvos da presença do pecado amanhã.

È necessário saber que asalvação não esta limitada a um certo grupo de pessoas predestinadas, uma tribo ou nação, mas sim aquele que exerce fé, se arrepende e aceita tamanha graça concedida por Deus.

DA GRAÇA

Graça é favor imerecido. E através da Graça temos a principal benção que é a salvação, pois o homem na sua condição pecaminosa não pode salvar se a si mesmo. A graça da salvação vem através do arrependimento pela féem Jesus Cristo. E esta salvação não pode ser pelas obras, pois o homem não pode em seu estado limitado contribuir para salvação, pois todas as suas ações estão manchadas pelo pecado.

A salvação é obra de Deus e não do homem, Paulo diz: “Pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem de obras, para que ninguém se glorie”,ou seja o homem não tem nada quepossa oferecer em troca pela sua salvação.

A fé em Jesus Cristo é confiar sem nenhuma sombra de dúvida, implica também em obedecer, pois quando o home crê que o evangelho é verdade, sente se na obrigação de obedecê-lo.

Crer em Jesus Cristo significa entrar em sério compromisso com Ele, com sua igreja e com a sociedade, não podemos mais viver de qualquer jeito, da maneira que nos agrada e...
tracking img