Sorvete de tamarindo e iorgut de café

1076 palavras 5 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro
Campus Ituiutaba.

3º ano Agroindústria Integrado ao Ensino Médio
Tecnologia de Produtos Lácteos
Rômulo Cesar Clemente Toledo

Relatório Aula Pratica: Analise de Leite Cru, Leite Pasteurizado e Leite UHT.

Laura Lorena Melo Amaral
Theófilo Guerra Costa Silva
Vitória Venturini Palazzo

Ituiutaba, 5 de agosto de 2013
Introdução
O leite tem sido utilizado na alimentação humana por oferecer uma equilibrada composição de nutrientes que resulta em elevado valor biológico, considerado um dos mais completos alimentos in natura por ser fonte de proteína, gordura, energia e outros constituintes essenciais, por isso a importância do controle da qualidade deste produto amplamente consumido em todo o mundo (TRONCO, 2008).
De acordo com a Instrução Normativa - IN 51/2002 (BRASIL, 2002), entende-se por leite, sem outra especificação, o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas. O leite de outros animais deve denominar-se segundo a espécie de que proceda.
Dentre as diversas atividades de controle da qualidade do leite há a prevenção de fraudes ou adulterações do produto “in natura”, mediante a adoção de parâmetros físico-químicos, como acidez, densidade, índice crioscópico, percentual de gordura e de extrato seco desengordurado - ESD (OLIVEIRA et al.,1999).
Este trabalho teve o objetivo de analisar vários tipos de amostras de leites fraudados ou não, sendo pasteurizado e UHT, com o auxilio de uma analisador portátil.
Materiais e Métodos
- Analisador de Leite (Portatil)
- Amostras da Matéria Prima
- Água
Primeiramente fez-se a adulteração de três amostras de leite Canto de Minas Pasteurizado, acrescentando-se na primeira amostra 10 mL de água, na segunda amostra 20 mL de água e na terceira amostra uma colher de chá de amido.
Em seguida padronizou-se o analisador de leite com água e

Relacionados