SORT PAPER POSS VEIS ARTICULA ES ENTRE DESENVOLVIMENTO NEUROL GICO HIST RICO EMOCIONAL E SOCIAL

866 palavras 4 páginas
FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA

CURSO: PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

Disciplina: Desenvolvimento e Aprendizagem: Bases Neurológicas, Afetivas e Cognitivas
Acadêmica: Luciane Martins Maciel

POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES ENTRE DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO, HISTÓRICO, EMOCIONAL E SOCIAL.

As etapas do desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional pelas quais uma criança passa desde a sua concepção até a adolescência é algo extremamente fascinante. Desenvolver significa progredir, crescer, amadurecer, e conforme a criança vai crescendo e se desenvolvendo, vai atingindo novas experiências que ficam armazenadas na memória em forma de marcas, registros.
As etapas representam momentos de passagem que levam à incorporação de experiências vividas e motivam a entrada e a saída de uma etapa à sucessiva. Cada etapa é marcada por fenômenos específicos, que desde o início trazem consigo valores emocionais, afetivos e cognitivos.
Ao se completarem as etapas do desenvolvimento emocional, que vai dos seis anos até o início da adolescência, o que advém é o estabelecimento definitivo do caráter que é a forma do indivíduo agir e reagir diante de todas as situações que o mundo lhe impõe (REICH, 1995).
Portanto, “o caráter específico de cada indivíduo é a resultante de todas as experiências ocorridas desde a concepção até a maturidade” (LOWEN, 1982, p.149).
Se a criança passar por todas as etapas do desenvolvimento sem sofrer comprometimentos entre seus impulsos naturais e as frustrações impostas a ela por uma educação moralista e repressiva, será capaz de chegar ao que Reich (1995) denominou de caráter genital, autorregulado, sem bloqueios. No entanto, se os impulsos dessa criança forem frustrados, reprimidos de forma severa, bloqueios se constituirão, e como resultado, ocorrerá a sujeição da energia na fase do desenvolvimento em que a criança se encontra, deixando, por sua vez, registros que mais tarde serão incorporados ao caráter da criança. Daí a importância da compreensão das etapas

Relacionados