Soros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3566 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 01
2. SOROS – IMUNIZAÇÃO PASSIVA 02
2.1 SOROS HOMOLOGOS 03
2.2 SOROS HETEROLOGOS 04
2.3 SOROS ANTIOFIDICOS 04
2.4 CURIOSIDADES 05
2.4.1 TIPOS DE SOROS 06
3. PRODUÇÃO DE SORO NO BRASIL 07
4. SOBRE OUTROS SOROS 08
4.1 SORO ANTI-TIMOCITÁRIO 08
4.2 SORO ANTI-ARACNIDICO 08
5. CONCLUSÃO 11
6. REFERÊNCIAS 13

1. INTRODUÇÃO

A descoberta dos agentes causadores dedoenças infecciosas ocorreu no final do século XIX representou um grande passo para o avanço da medicina. Um dos principais avanços foi o desenvolvimento da soroterapia - aplicação de um soro como terapia. O soro possui elevada concentração de um determinado tipo de anticorpos. Pode ser homólogo, quando obtido de sangue humano, ou heterólogo, se for produzido por outras espécies. A soroterapia tem afinalidade de combater uma doença específica, ou um agente tóxico específico (venenos ou toxinas).
Há soros para neutralizar o efeito tóxico de animais peçonhentos, para o tratamento de doenças, como difteria, tétano, botulismo e raiva, e também produzidos soros que reduzem a possibilidade de rejeição de certos órgãos transplantados, chamados de Anti-timocitários.
E é isso que veremos nestetrabalho de pesquisa.

2. SOROS - IMUNIZAÇÃO PASSIVA
A imunização passiva é constituída pela administração de anticorpos, que são retirados do plasma de indivíduos que já estiveram em contacto com um determinado antigênico, ou mesmo de animais que também já estiveram em contacto com ele. Este tipo de solução e que contêm anticorpos são designados por soros ou soros imunes. Os soros sãoadministrados quando um indivíduo é invadido por um antigênico com uma rápida ação destrutiva sobre o organismo, e o organismo não consegue reagir de uma forma tão rápida. Estes soros têm uma ação temporária, uma vez que não são produzidos pelo indivíduo, e a degradação dos anticorpos ocorre em algumas semanas, e após a diminuição dos níveis do soro termina a imunidade. Para, além disso, a administraçãodestes tem que ser controlada, pois só pode ser utilizado num número limitado de infecções, uma vez que esta técnica pode ter alguns riscos, como a introdução de certas substâncias, como proteínas do citoplasma do indivíduo dador.
Os soros podem ser de origem homóloga ou heteróloga. Os de origem homóloga são obtidos a partir de doador da mesma espécie do receptor. Os de origem heteróloga são obtidosa partir de doador de espécie diferente do receptor.
Os soros são usados com finalidade profilática (preventiva) mediante administração em pessoas suscetíveis, o mais rapidamente possível, após exposição a determinados agentes infecciosos ou após acidentes causados por animais peçonhentos. A administração do soro é uma forma de imunização passiva fornecida artificialmente a partir do uso deimunoglobulinas (anticorpos).
No caso dos soros heterólogos, as imunoglobulinas são obtidas a partir do sangue de animais cujo organismo foi previamente estimulado com antígenos, constituídos por pequenas quantidades de toxinas (ou de toxinas modificadas, denominados toxóides) ou de venenos. As antitoxinas, os soros contra infecções por agentes infecciosos e os antivenenos constituem os sorosheterólogos ou simplesmente soros.
A imunização passiva também pode ser artificialmente adquirida com o uso de imunoglobulina humana de dois tipos: a imunoglobulina normal e a imunoglobulina humana específica.
A imunoglobulina normal, também denominada de gamaglobulina normal standard - ou simplesmente gamaglobulina - é extraída do plasma de doadores de sangue, adultos e sadios. O plasma desses doadorescontém os anticorpos específicos (gamaglobulinas) na proporção adequada para os tipos de infecção e imunizações existentes na população à qual pertencem.
A imunoglobulina normal é usada na prevenção de infecções em pessoas suscetíveis, especialmente naquelas com agamaglobulinemia ou hipogamaglobulinemia, e em situações de pós-exposição, como, por exemplo, na imunoprofilaxia da hepatite A e do...
tracking img