Sorocaba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sorocaba é um município brasileiro localizado no interior do estado de São Paulo. A metrópole brasileira, considerada cidade grande, é a quarta mais populosa do interior de São Paulo (precedida por Campinas, São José dos Campos e Ribeirão Preto) com uma população estimada em 584.313 habitantes sendo, portanto, uma capital regional.[7] Porém, a microrregião de Sorocaba conta com 14 municípios,somando mais de 1,3 milhão de habitantes. Possui uma área de 456,0 km², sendo 349,2 km² de área urbana e 106,8 km² de área rural.
Proporcional à população, o município é o menos violento do interior, devido à grande atuação da Polícia Militar, Civil e Municipal, principalmente entre 2000 e 2002, que combateu com intensidade a violência, a exploração do trabalho infantil e o tráfico de drogas.
Aolongo dos últimos 12 anos a cidade vem passando por diversos projetos de urbanização, tornando-se hoje uma das 10 cidades mais bonitas do estado de São Paulo. Sorocaba recebeu urbanização de ruas e avenidas, se preparando para o tráfego intenso pelo qual recebe diariamente, principalmente veículos de outras cidades (microrregião de Sorocaba).
A cidade conta com 60 quilômetros de ciclovias criadasnas avenidas principais da cidade, sendo possível atravessá-la somente utilizando-se bicicletas como meio de transporte. O planejamento do município prevê a construção da maior rede cicloviária da América Latina nos próximos anos e a implantação de um sistema de bicicletas públicas, semelhantes ao das cidades europeias de Barcelona e Paris.
Atualmente, é a segunda maior malha cicloviária doBrasil, atrás apenas do Rio de Janeiro.[8]
É o oitavo município brasileiro e o quarto mercado consumidor do estado fora da Região Metropolitana da capital, com um potencial de consumo per capita anual estimado em 2,4 mil dólares para a população urbana e 917 dólares para a rural (7,2 mil pessoas), e a vigésima nona cidade brasileira com maior potencial de consumo.[9] Ainda, é a 4ª maior cidade paulistaa receber novos investimentos e uma das maiores do País, figurando na lista das 30 cidades que mais geram empregos no Brasil.
Sorocaba pré-histórica
As bases físicas sobre as quais se encontra o município começaram a ganhar forma há milhões de anos, com a definição geológica da bacia do rio Sorocaba, na chamada depressão periférica. Nela desponta como destaque o morro do Araçoiaba, pólomagnético regional, cercado pelas milenares trilhas indígenas do Peabiru, caminho transul-americano que ligava os oceanos Atlântico e Pacífico. Ao longo dele, os primeiros habitantes da região, indígenas ainda na fase do nomadismo, construíram suas aldeias.
Às margens do rio Sorocaba habitavam os tupiniquins, do grupo tupi. Documentos residuais são encontrados acidentalmente, de tempos em tempos, sob aforma de urnas funerárias e objetos de pedra lascada e polida. Os incas e os índios brasileiros praticavam o comércio entre si, realizando-se as trocas entre grupos das mais diferentes regiões.
Durante escavações efetuadas para a instalação do sistema de esgoto em fevereiro de 2006 encontraram-se pedaços de cerâmica rústica a cerca de dez quilômetros do centro da cidade, no bairro BrigadeiroTobias.
A Árvore Grande
Na época do desbravamento do Brasil, existia na região apenas uma encruzilhada destacada por uma frondosa paineira, que até o ano de 2008 ainda existia no bairro batizado como Árvore Grande. Encontravam-se ali: índios, sertanistas, tropeiros e bandeirantes em viagem para descanso e comercialização.
O pelourinho
Os Bandeirantes passavam por esta região quando iam para MinasGerais e Mato Grosso a procura de ouro, prata e ferro. Em 1589 o português Afonso Sardinha esteve no morro de Araçoiaba à procura do ouro mas encontrou somente minério de ferro. No local, neste ano, Afonso Sardinha construiu a primeira casa da região, que deu origem à fundação da Vila de Nossa Senhora da Ponte de Monte Serrat, mudando-se para a Vila de São Filipe no Itavuvu em 1611.
Por ordem...
tracking img