Sony

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do projeto de construção na concepção e execução de uma obra
Muito mais do que empilhar tijolos ou montar estruturas metálicas, construir é uma missão elaborada que requer análise de cálculos, detalhamento estrutural, tomada de decisões, entre outros fatores que fazem toda a diferença no produto final da obra. Diante disso, o projeto de construção uma obra torna-se indispensávelatualmente, quando custo, tempo e exploração de recursos são itens fundamentais ao construir.

O que é e para que serve um projeto de engenharia?
O projeto é um dos elementos fundamentais do processo de produção no setor da construção. É neste momento que são feitas as escolhas que vão direcionar a obra: definições de material, construtoras, escritórios de engenharia e arquitetura, profissionais,entre outros aspectos que compõem o momento construtivo. Costumam fazer parte do projeto definições sobre:
* Arquitetura;
* Fundações;
* Estruturas (concreto, metálica, alvenaria estrutural);
* Instalações (hidráulicas, elétricas);
* Ar condicionado;
* Automação;
* Segurança predial;
* Segurança contra incêndio;
* Paisagismo;
* Drenagem;
*Terraplenagem;
* Pavimentação;
* Interiores;
* Esquadrias e vidros;
* Elevadores / transporte vertical;
* Acústica;
* Iluminação;
* Análise térmica/ energética;
* Impermeabilização;
* Fachadas (revestimentos externos) ou fechamentos pré-fabricados;
* Cozinhas;
* Garagens;
* Segurança contra incêndio;
* Meio ambiente;
* Impacto de tráfego.
É no projeto deconstrução também que se especificam objetivos, prazos, custos, enfim, é quando se traça o planejamento da obra.

Qual a importância do projeto de engenharia?
O projeto de engenharia é o guia de execução de uma obra. “É importante para que as necessidades do usuário sejam entendidas e transformadas na melhor solução arquitetônica, o que inclui não só a estética como as condições de habitação,acesso e conforto”, ressalta a arquiteta e mestre em engenharia Marcia Menezes dos Santos, diretora da Unidade de Projetos Especiais do CTE (Centro de Tecnologia de Edificações).
O projeto prevê e direciona como, quando e por quem as operações serão realizadas. Com o estudo do projeto de construção da obra, as previsões são mais precisas, o processo pode ser otimizado, e o bom resultado tem maiorgarantia, conforme explica Santos: “na fase de projeto, ainda podem ser estudadas soluções para uma melhor eficiência das edificações, como, por exemplo, economia de energia e reuso de água, gerando uma economia no custo da operação após a entrega”.
A partir de planejamentos, cálculos e levantamentos é possível:
* Evitar surpresas durante a execução;
* Desenvolver diferenciaiscompetitivos;
* Antecipar situações desfavoráveis;
* Agilizar as decisões;
* Aumentar o controle gerencial.
Em suma, os projetos são: planejados, executados e controlados.

Planejamento
O Planejamento da obra inclui a previsão de prazo de entrega para cada uma das fases da obra, assim como seus custos.
O planejamento de obra inclui decisões a respeito dos seguintes tópicos:
*Prazos;
* Qualidade;
* Segurança;
* Meio Ambiente.
Nesta fase de desenvolvimento do empreendimento, estão envolvidos a incorporadora - responsável pela concepção, coordenação, desempenho, especificações, levantamentos de custos do produto a ser construído (podem ser construtoras, escritórios de engenharia, etc) - o proprietário do empreendimento, a gerenciadora / gestora, seguradora e osórgãos de aprovação do projeto (prefeitura, corpo de bombeiros, meio ambiente e tráfego).
O planejamento funciona como uma forma de controle de custos, prazos e atividades da obra, mas para isso se faz necessário acompanhar com atenção as ações construtivas. “Com o planejamento é possível ter uma visão clara do caminho crítico e do fluxo de desembolso necessário para a condução”, assegura a...
tracking img