Sono e sonhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 38 (9454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA GABRIELlA lima
CIBELE benisio
dEISe SILVA
GISELE OLIVEIRA
RENnAN biazi
SANDRAMARCILIANO
trabalho acadêmico
Sono e sonhos
Trabalho acadêmico com vistas àProcessos Psicológicos Básico, apresentado à Profa. Carmem Silva, Período Matutino, do Curso de Psicologia da Universidade Paulista.
Universidade Paulista
São Paulo–10 de Novembro de 2011

SUMÁRIO

1. Introdução 01
2. O que ésono? 02
2.1 Estágios do sono 03
2.2Por que dormimos? 04
3.Teoria do Sono 06
3.1 Função do sono 07
4.Distúrbios do sono 10
4.1 Insônia 10
4.2Sonolência Excessiva 12
4.3Narcolepsia 12
4.4Pesadelos 14
4.5Terror Noturno 15
4.6Sonambulismo 15
4.7Enurese Noturna 17
4.8Síndrome das pernas inquietas 18
4.9Bruxismo Noturno 20
5.O que é sonho? 21
6.Teoria dos sonhos 22
6.1O sonho na TeoriaPsicanalítica de Freud 22
6.2Refrutações à Teoria Freudiana da Interpretação dos Sonhos 23
7.Influência do Estado Emocional no Sonho 25
7.1As pessoas não são totalmente insensíveis ao seu ambiente 25
7.2Sonhos e atividade neuronal 26
7.3As pessoas podem controlar o conteúdo dos sonhos 26
8.Quanto tempo dura um sonho 27
9.Sonhos Lúcidos 28
10.Conclusão 31
11.Referência Bibliográficas32

1. APRESENTAÇÃO

Neste trabalho solicitado pela disciplina Processos Psicológicos Básicos , vamos conhecer um dos estados alterados da consciência e suas características. Assim desenvolvemos um trabalho sobre sono e sonhos, buscamos pesquisas sobre o tema com as teorias existes, funções, distúrbios e outras características.

2. O QUE É SONO?
Segundo Sergio Tufik, PhD - Professortitular do Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)/EPM. O sono é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Trata-se de um processoativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.
O médico Denis Martinez explica que o sono não é uma função (como a digestão), mas um estado da vida (como o exercício), com inúmeras funções. Existem várias teorias sobre o sono: alega-se, por exemplo, que ele tenha a função de restaurar processos químicos efísicos que se deterioram durante a vigília, ou que sirva para conservar a energia do organismo. Sobre os sonhos, também há diversas teorias: diz-se que eles estimulam o crescimento cerebral, que apagam memórias indesejáveis e que consolidam outras memórias.
"Mas, ainda que não se tenha desvendado completamente o papel indispensável do sono na sobrevivência dos seres vivos, sabe-se cada vez maissobre sua arquitetura", explica o médico. Hoje, o monitoramento do sono demonstra que ele tem diversas fases, algumas mais leves, outras mais profundas, e também as fases em que sonhamos.
Os horários de sono e de vigília são, em parte, condicionados pela adaptação de cada animal ao meio ambiente. Mas, com relação ao ser humano, essa adaptação acaba variando um pouco. Ainda que a vida social dêindicadores da hora de fazer cada coisa (comer, dormir, trabalhar etc.), algumas pessoas podem perder esses indicadores, dependendo da rotina (ou da falta de rotina) que estabeleçam para suas vidas.
O sono é um estado fisiológico cíclico, caracterizado no ser humano por 5 estágiosfundamentais, que se diferenciam de acordo com o padrão do eletroencefalograma (EEG) e apresença ou ausência demovimentos oculares rápidos (rapideyemovements : REM), além de
mudanças em diversas outras variáveis fisiológicas, como o tono muscular e o padrão cardiorrespiratório.
O EEG mostra alentecimento progressivo com o aprofundamento do sono semmovimentos oculares rápidos (Não-REM) e atividade rápida dominante de baixa voltagem, semelhanteà da vigília, durante o sono REM. Um ciclo noturno previsível de 90...
tracking img