Sondagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÂO

Este trabalho pretende apresentar conceitos básicos da sondagem de solos e suas aplicações dentro da área de construção civil. O estudo da atividade de sondagem servirá como base para a introdução do assunto de fundações da disciplina Construção Civil I.

2. ETIMOLOGIA E IMPORTÂNCIA
Segundo o site Wikipédia (2013), a palavra sondagem tem origem no idioma francês, sendo umavariação de sondage. Inicialmente este vocábulo descrevia as técnicas de exploração marítima, sendo que no francês atual aplica-se a toda e qualquer atividade que envolva operações de amostragem. Na língua portuguesa, a palavra pode coincidir com diversas áreas, entre elas a medicina, geologia e estatística. Curiosamente, o idioma bretão diferencia todas as formas de sondagem com termos distintos.
Asondagem que será tema deste trabalho é aquela que se refere à investigação do subsolo. A técnica tem diversas finalidades, tais como exploração de recursos minerais, geoprocessamento, entre outros. Existem várias metodologias de sondagem e é pretendido citar as mais importantes no decorrer deste trabalho.
Dentro da construção civil, o maior interesse da sondagem para o construtor é identificaras características de resistência do solo, de maneira que seja possível avaliar se ele será capaz de receber e distribuir as cargas originárias da construção. Em última instância, será a sondagem do solo que definirá o tipo de fundação a ser utilizado. Para tal, a sondagem deverá conter informações básicas tais como profundidade do nível de água, caracterização do solo e, por fim, sua resistênciaà penetrabilidade.
Desta forma, depreende-se que uma sondagem executada de forma criteriosa é o primeiro passo para que uma construção possa ser bem feita, sendo, inclusive, preconizada pela NBR 6122 – Projeto e execução de fundações, em seu item 4.3. Aliás, não deixa de ser conhecimento vulgar que, antes que algo seja construído, é necessário saber onde estão sendo apoiados os alicerces.Analogamente, pode-se comparar o uso da sondagem pelo engenheiro a um médico que, antes de dar um diagnóstico, cerca-se dos mais diversos resultados de exames.

3. MÉTODOS DE SONDAGEM

Didaticamente é possível fazer uma divisão entre métodos de sondagem Manual e Mecânico.

4.1 Sondagem Manual

A sondagem manual (figura 1), como o nome sugere, é efetuada sem o uso de maquinárioespecializado. Restringem-se à cavação de poços, trincheiras e em última instância o furo a trado manual. A cavação de poços manuais pode alcançar profundidades de até 8 metros, ao passo que o uso do trado manual pode chegar até 12 metros, a depender do tipo de solo. O trado faz furos de até ½´ de diâmetro.

Figura 1: Furo a trado
Fonte: CC Passionoto Sondagens & Percussão

4.2 SondagemMecânica

A sondagem mecânica utiliza equipamentos de maior porte para efetuar o trabalho. Pode ser dividido em dois tipos

4.3.1 Sondagem à percussão

É um método muito simples, mas que precisa ser bem aplicado para que possa fornecer resultados que traduzam a realidade do subsolo. O equipamento (figuras 2 e 3) vai sendo cravado por repetidas quedas da coluna de perfuração. Um martelocai de uma altura de 30 cm. Esta queda é seguida de pequena rotação de uma cruzeta localizada na superfície do solo. Água é injetada no furo com o objetivo de limpar os detritos. Durante este processo, com o objetivo de colher amostras do solo e determinar sua resistência, um amostrador é colocado no furo e é cravado através do choque de uma massa de 65 kg caindo de 75 cm de altura. As normas paraa execução de serviço de sondagem estão elencadas na NBR 6484 – Execução de Sondagens de simples reconhecimento. Atualmente as empresas de sondagem estão utilizando equipamentos com sistemas hidráulicos e movidas a motor.

Figura 2: Sondagem à percussão
Fonte: Fórum da Construção

A sondagem à percussão é usada em terrenos moles, tais como areias, siltes e argilas, podendo até mesmo...
tracking img