Sondagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ESCOLA DE ENGENHARIA
CURSO DE CONSTRUÇÃO CIVIL I






ADRIANA MIGUEL SOUTO









PESQUISA:
SONDAGEM

















Salvador
2013
ADRIANA MIGUEL SOUTO















PESQUISA:
SONDAGEM










Trabalho solicitado pelo professor Autimio da disciplina Construção Civil I para complementar o conhecimento sobre oassunto pesquisado referente ao conteúdo da disciplina.








Salvador
2013
ÍNDICE



1. INTRODUÇÃO 4

2. SONDAGEM A TRADO 5

3. POÇOS DE INSPEÇÃO E GALERIAS 6

4. SONDAGEM A PERCUSSÃO OU DE SIMPLES RECONHECIMENTO 6

5. SONDAGEM ROTATIVA 11

6. BIBLIOGRAFIA 14






















1 – INTRODUÇÃO

Por mais simples que seja, todo projeto de engenharia necessita dos conhecimentos adequados dascaracterísticas e propriedades dos solos onde a obra será implantada.
Para coleta dos dados referentes a essas características e propriedades são realizadas as explorações do subsolo.
Abaixo os principais objetivos de uma exploração do subsolo:

• A determinação dos tipos de solo em suas respectivas profundidades de ocorrência;
• Determinação da natureza do solo: compacidade dos solos grossos econsistência dos solos finos;
• A posição do nível-d’água;
• Os índices de resistência à penetração (N) a cada metro;
• Obtenção de amostras (deformadas e/ou indeformadas) de solo e rocha para determinação das propriedades de engenharia;

Para se realizar uma exploração do subsolo de determinado terreno deve-se considerar o tipo e a importância da obra, ou seja, algumas obrasnecessitam de informações mais detalhadas do solo para ser executada sem risco, isso não significa que o estudo pode deixar de ser feito quando se trata de obras de pequeno porte, a exploração é extremamente importante e necessária em qualquer situação, variando apenas na riqueza de informações.

Os métodos de sondagem mais usados são: Sondagens a trado, poços de inspeção, galerias, sondagens a percussãoou simples reconhecimento, sondagens rotativas.

A seguir esses métodos serão apresentados.






2 – SONDAGEM A TRADO

A sondagem a trado e uma perfuração executada manualmente no subsolo com o auxilio de
Trados.
O trado é um tipo de amostrador de solo constituído por lâminas cortantes que podem ser espiraladas (trado helicoidal ou espiralado) ou convexas (trado concha).
A perfuração e feita comos operadores girando a barra horizontal acoplada a haste vertical do trado, em cuja extremidade oposta encontra-se o elemento cortante (broca ou cavadeira). A cada 5 ou 6 rotações, o trado deve ser retirado a fim de remover o material acumulado em seu corpo, o qual devera ser colocado em sacos plásticos devidamente etiquetados. Esse material pode ser usado no laboratório para identificação visuale táctil das camadas e determinação da umidade do solo.
Esse é o tipo de sondagem de maior facilidade de execução e menor custo. Porem as informações obtidas são apenas do tipo de solo, espessura de camada e posição do lençol freático, sendo também possível a coleta de amostra deformadas e acima do NA. Esse processo de perfuração não deve ser usado para solos contendo camadas de pedregulhos,matacões, areias muito compactas e solos abaixo do nível d'água.

[pic]
Figura 1 - Tipos de trados

3 – POÇOS DE INSPEÇÃO E GALERIAS

Poço de inspeção é uma escavação vertical de seção circular ou quadrada, com dimensões mínimas suficientes para permitirem o acesso de um observador, visando a observação das paredes e fundo, bem como a retirada de amostras deformadas e indeformadas.. Os poços sãoperfurados manualmente com o auxilio de pás e picaretas, sendo a profundidade máxima limitada pela presença do nível d'água ou desmoronamento das paredes laterais.
A galeria é uma escavação horizontal ou próximo da horizontal com as mesmas características dos poços de inspeção. Galerias são mais apropriadas para rochas ou solos muitos consistentes.
Os poços e galerias com perigo de desmoronamento...
tracking img