Sondagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1034 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A sondagem a trado é feita manualmente, tem por objetivo coletar amostras deformadas para a execução de ensaios de laboratório, determinar o perfil estratigráfico do solo em pequenas profundidades, sem a obtenção dos índices de resistências, e observação nível do lençol freático. No Brasil possui metodologia normatizada pela NBR-9603/86 - "Sondagem a trado". Para a execução da sondagem utiliza-seo equipamento denominado como trado, podendo ele ser no formato cavadeira e Helicoidal, ponteira constituída por peça de aço terminada em bisel. A sondagem deve ser iniciada com o trado cavadeira, utilizando a ponteira para desagregação de terrenos duros e compactos, sempre que necessário. Quando o avanço do trado cavadeira se tornar difícil, deve ser utilizado o trado helicoidal. As amostras sãocoletadas a cada metro, sendo que, quando ocorrer mudança de material no mesmo metro deve ser separado as amostras identificando de acordo com a profundidade de cada uma. Amostras com finalidades especificas para obtenção de umidade natural, são acondicionada em recipientes com tampa hermética, parafinada ou selada com fita adesiva, para manter as propriedades de origem do material. As demaisamostras são acondicionas em sacos de lona ou plásticos devidamente identificados e encaminhados ao laboratório de solos. Ao se atingir o nível do lençol freático, é interrompida a perfuração, anota-se a profundidade e passa-se a observar o mesmo, efetuando-se leituras a cada 5 minutos, durante 30 minutos. O nível também é anotado após 24hs da conclusão do furo.

SONDAGENS A TRADO
- Descrição
 Sondagem ligeira executada manual ou mecanicamente utilizando trado concha, cavadeira, helicoidal ou espiral. Retira amostras deformadas em bom volume. Com pequeno alcance, até 15 metros.
 
- Aplicabilidade
 
Obras rasas e de caminho longo, tais como cubagem de jazidas e pavimentação.
 
- Caracterização
 
retira amostras deformadas (amolgada)
limitada a profundidade:
Ótima : até 6m
Boa: até 8m
Profunda: até 12m
Muito Profunda : até 15 metros
Obs: pretendendo avançar as perfurações em argilas duras, pode-se continuar o furo substituindo o trado por uma cavadeira, substituindo-a posteriormente pelo trado para retirar o material. Esta manobra dupla encarece o processo.
Limitada a profundidades acima do Nível de Água
 
-Vantagens x Desvantagens
 
*V: rápida e barata
*DV:Rasas. Geralmente inadequadas para projetos de fundações
*V: colhe um volume razoável de amostra, suficiente para a realização de ensaios de caracterização e compactação.
*DV: não colhe amostras indeformadas, permitindo somente a realização de ensaios onde a estrutura de amostr4anãoprecisa ser preservada.
*DV: não da idéia nem oferece um índice de resistência, como no caso do SPT.
*V: não exigeequipamento nem mão de obra especializada.  
 
|
Tipos de Trado |
 SONDAGENS A PERCUSSÃO STANDARD
-Descrição
 
Consiste na cravação de um amostrador padrão com diâmetro de 2”, com coleta simultânea de amostra, sob o impacto de um pilão de 65kg que cai de 75cm de altura. Utiliza-se o equipamento manual -  tripé com sarilho -  operado por três pessoas ou equipamento mecânico motorizado.Além das amostras fornece índice de resistência, o SPT.
 
-Aplicabilidade
 
Aplicável a quase totalidade das obras da Engenharia Geotécnica, Fundações, Barragens, Túneis, Pavimentação, Escavações, Vínculos e Pontes. Alcança até 40m de profundidade e solo compacto.
 
-Equipamento
 
Tripé de sondagem, bomba d’água, amostradores, chaves e hastes.
 
-Caracterização
 
Crava barrileteamostrador padrão, com diâmetro externo de 2” e interno de 1 3/8”
Cravado sob impacto de pilão de 65 kg que cai 75 cm de altura
Retira amostra deformada (amolgada)
Mede – índice de resistência SPT – úmero de golpes para uma penetração final de 30 cm após penetração inicial de 15 cm
Limitado ao impenetrável,  atinge a profundidade máxima de 40m
Ótima: até 10m
Boa: até 20 m
Profunda: até 30 m...
tracking img