Sondagem vesical e nasogástrica na criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. Os aspectos psicológicos, crescimento e maturidade ainda estão se formando, portanto são seres frágeis que merecem uma atenção diferenciada e é esta diferença que será mostrada no decorrer do trabalho, levando- se em consideração várias abordagens, como por exemplo, procedimentos invasivos (sondagem vesical e sondagemnasogástrica), principais dermatites que acometem as crianças e infecções do trato urinário mais presentes no cenário dos mesmos.

PALAVRAS- CHAVE: Criança, sondagem nasogástrica, sondagem vesical, dermatite, infecção, trato urinário.

ABSTRACT

A child is a human being at the beginning of its development. Psychological aspects, growth and maturity are still forming, so they arefragile beings who deserve a special attention and it is this difference which will be shown in this work, taking into account various approaches, eg, invasive procedures (urinary catheterization and nasogastric probe), chief dermatitis affecting children and urinary tract infections in the present scenario most of them.

KEY WORDS: Child survey nasogastric, bladder catheterization, dermatitis,infection, urinary tract.

INTRODUÇÃO

Existem inúmeras razões para a internação de crianças e adolescentes em uma unidade hospitalar. Sabe- se que cuidar de uma criança ou adolescente hospitalizado constitui- se um desafio para o profissional de saúde verdadeiramente comprometido. Além do preparo técnico- científico e da habilidade de estabelecer um relacionamento efetivo com a criança e oadolescente, é necessário algo mais. Sua atuação não pode restringir- se apenas ao contexto hospitalar. O enfermeiro precisa direcionar seu foco de atenção também para as necessidades da família (SABATÉS e ALMEIDA, 2008).

Uma criança é um ser humano no início de seu desenvolvimento. Os aspectos psicológicos, crescimento e maturidade ainda estão se formando, portanto são seres frágeis quemerecem uma atenção diferenciada e é esta diferença que será mostrada no decorrer do trabalho, levando- se em consideração várias abordagens, como por exemplo, procedimentos invasivos (sondagem vesical e sondagem nasogástrica), principais dermatites que acometem as crianças e infecções do trato urinário mais presentes no cenário dos mesmos.

Para se adquirir um conhecimento a respeito dositens acima citados é necessário uma abordagem ampla dos assuntos, demonstrando todo o processo fisiopatológico, diagnóstico, tratamento, bem como a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), pois esta é de extrema importância nesse contexto, visando o tratamento não medicamentoso e por fim a cura mais rápida dos acometidos.

O enfermeiro, em se tratando de criança e adolescenteprecisa manter consigo e com os pacientes um relacionamento terapêutico, demonstrando atenção, compaixão e empatia pelos mesmos, sendo conscientes das necessidades das crianças e trabalhar com todos os cuidadores para garantir que aquelas exigências fundamentais sejam atendidas (WHALEY e WONG, 1999).

SONDAGEM VESICAL

O organismo humano possui quatro mecanismos principais para eliminaçãodos produtos residuais: o trato urinário (urina) e o trato gastrointestinal (fezes), a pele (perspiração) e os pulmões (ar expirado). Cada mecanismo possui função específica na depuração dos resíduos resultantes do processamento de nutrientes e sua subseqüente utilização nas células (SABATÉS e ALMEIDA, 2008).

Considerando que a maioria dos resíduos nitrogenados do metabolismo celular éexcretada na urina e o sistema urinário desempenha importante papel na manutenção do equilíbrio hidroeletrolítico do organismo, pode- se afirma que tais funções são essências para a manutenção da hemostasia fisiológica (SABATÉS e ALMEIDA, 2008).

A micção, que é o ato de esvaziar a bexiga, está normalmente em controle voluntário após os 2 e 3 anos de idade. O volume total de urina excretado...
tracking img