Sondagem spt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sondagens SPT (Standart Penetration Test)
Trata-se da ferramenta mais popular, rotineira e econômica de investigação geotécnica em praticamente todo o mundo, cujos dados são utilizados em projetos de fundações diretas e profundas especialmente no Brasil.
A sondagem é um ensaio de campo, capaz de mostrar o subsolo. Quando associada ao ensaio de penetração dinâmica (SPT), mede a resistência dosolo ao longo da profundidade perfurada.
* Objetivos da sondagem
* Conhecer o tipo de solo atravessado através da retirada de uma amostra indeformada, a cada metro perfurado
* Conhecer a resistência oferecida pelo solo à cravação do amostrador padrão, a cada metro perfurado
* Conhecer a posição do nível d’água, quando encontrado
É um ensaio de solo, cuja tradução da língua inglesapara o português é, “Teste Modelo de Penetração”, que foi desenvolvido no início do século XX, pelo engenheiro  Raymond Terzaghi que dedicou sua vida a engenharia de solos,  o objetivo deste ensaio é determinar as tensões de corte como se fosse um ensaio de cisalhamento, que consiste em uma queda dinâmica de um martelo com 65,00 kg que é levantado há uma altura de 0,75 metro e, transferida para umamostrador bipartido que corta o solo de maneira indeformável, esta queda transforma energia potencial em energia cinética equivalente a 477,50 joules. Exemplificando 1 joule é o mesmo que lançarmos  um determinado peso com  98 gramas a uma altura de 1,00 metro ao nível do mar, onde a gravidade é 9,8 m/s².
Determinada em planta a área a ser investigada, os pontos de sondagem são locados de acordocom o número disposto em norma, evitando furos alinhados, de forma a permitir uma interpretação em diversos planos de corte e nunca executando-se um único furo.
Os pontos marcados para a sondagem devem ser nivelados em relação a um RN (nível de referência) fixo e indeslocável.
Como é Feita a Sondagem SPT ?
É baseada na norma de Execução NBR 6484/2001 e  NBR 7250/1982 de Identificação eClassificação, consiste na introdução do amostrador  bipartido a partir da cota  um metro de profundidade  e, considerando  profundidades constantes a cada 1,00 metro até a camada impenetrável da rocha, o solo é  atravessado pelo amostrador de barrilete através de cravação dinâmica de 45,00 cms, com contagem do número de golpes para cada 15,00 cms, para os 55,00 cms restantes de cada cota o solo éremovido com auxílio do trado helicoidal ou á percussão. As amostras indeformadas retiradas do amostrador são separadas e catalogadas para que sejam classificadas e Identificadas no laboratório de solos, os números de golpes identificados a cada 15,00 cms de penetração de cada cota, são  anotados em um boletim de campo, sendo que para fins de cálculo são válidos somente os números referentes a segundacamada de 15,00 cms e a terceira camada de 15,00 cms que são  o NSPT (Números do SPT)  ou seja;  números adimensionais que são transformados através de fórmulas semi-empíricas em kgf/cm2.
Materiais Utilizados Para Sondagem (Ensaio de Solo)
- 01 tripé com aproximadamente 4,50 metros de comprimento.
- Amostrador de barrilete tipo Terzaghi & Peck, com diâmetro interno de 1  3/8” = 34,90 mm ediâmetro externo de 2” = 50,80 mm, com comprimento mínimo da parte bipartida de 457,00 mm.
- Hastes de 1,00 metro para manobras e hastes de 2,00 metros para vencer as diversas camadas do solo.  As hastes têm  diâmetros externos de 32,00 mm e diâmetro interno de 25,00 mm, com peso de 3,24 kg/metro linear.
- Revestimento com  diâmetro interno de 2 ½” = 63,50 mm, indispensáveis  para percussão se foro caso.
- Peso de 65 kg para queda dinâmica de 75,00 cms que geram 477,50 joules.
-Trado helicoidal para avanço do revestimento e retirada do solo a partir dos 45,00 cms ensaidos de cada cota.
Método Executivo
De início, monta-se sobre o terreno na posição desejada um cavalete de quatro pernas, erroneamente chamado de “tripé”. No topo do tripé há uma conjunto de roldanas por onde passa uma...
tracking img