Sondagem industrial xvl

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE CAMPINA GRANDE DO SUL – FACSUL

ANÁLISE DA XVI SONDAGEM INDUSTRIAL DA FIEP

CAMPINA GRANDE DO SUL
2012

NOECI DE CARVALHO
PATRÍCIA SUELEN FRACARO
PRISCILA ESTEVAM DE SOUZA

ANÁLISE DA XVI SONDAGEM INDUSTRIAL DA FIEP

Trabalho apresentado à disciplina de Planejamento Estratégico do curso de Administração da Faculdade Campina Grande do Sul

Professor Luciano IjailleKravetz

CAMPINA GRANDE DO SUL
2012
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 1
2 ANÁLISE DA XVI SONDAGEM INDUSTRIAL DA FIEP 2
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

A sondagem industrial é estudo do ambiente onde as empresas estão inseridas e por meio dessa sondagem podem-se mensurar dados estatísticos da situação financeira das indústrias no presente e futuro.
A FIEP (Federação dasIndústrias do Estado do Paraná) demonstra a preocupação e interesse em checar a conjuntura econômica do estado do Paraná, e por meio deste estudo os gestores tem base, parâmetro e maior segurança na tomada de decisão frente ao mercado. As decisões tomadas para o longo prazo podem determinar a sobrevivência ou solvência de uma empresa no futuro.
O ambiente está sempre em movimento, por isso todoano é realizado novo estudo, verificando assim as alterações feitas pelos principais autores que influenciam esse ambiente diretamente, sendo eles o Governo, empresários e cidadãos.
O resultado desse estudo é demonstrado nas paginas a seguir e revela a conquista do objetivo da FIEP, com relação aos dados coletados e sua visão de mercado.
Para a realização da XVI Sondagem Industrial do Paraná,informa a FIEP que foram utilizados questionários e os dados foram coletados a partir da participação de 425 empresas industriais Paranaenses de todas as regiões do Estado. Foram selecionadas 3.500 empresas constatadas inscritas no Cadastro Industrial/ FIEP, sendo que foi pesquisada uma amostra de 95% dessa população alcançando um total de 410 empresas, esclarecendo que o número de colaboradores éaproximadamente 106.000, ou seja, um quinto de todos os trabalhadores do Paraná.
Os escritos em itálicos são opiniões do grupo e pareceres de fontes confiáveis pesquisados na Internet.

2 ANÁLISE DA XVI SONDAGEM INDUSTRIAL DA FIEP

EXPECTATIVA PARA 2012

A expectativa para o ano de 2012 ficou num nível muito bom, o gráfico analisado demonstra um número (76,95%) bastante significativo deempresários otimistas com o crescimento da empresa no mercado, eles estão apostando no investimento do setor e aumento das vendas devido o crescimento do emprego.
Dos pessimistas foram (14,41%) dos dados colhidos na mesma perspectiva, revelou uma pequena porcentagem, contudo essa fatia do mercado demonstra que ainda tem muito a melhorar no ambiente para que se torne favorável ao crescimento daempresa, falta investimento, baixas nas vendas e redução de emprego.
Nesse caso fica claro que existem diferentes visões sobre um mesmo ambiente, não pode ser deixado de lado à questão geográfica e cultural de cada cidade, mesmo que num mesmo estado. (Opinião do Grupo).

ESTRATÉGIA DE MAIOR IMPORTÂNCIA PARA 2012

Entre as estratégias analisadas a grande vencedora com (62,20%), ficou em destaquesendo a satisfação do cliente.
A satisfação do cliente passou a ser enfoque de maior importância para as organizações, pois possibilita a conquista e fidelização do cliente, a vida longa para a empresa, faturamento e lucro. (VIDOTTI, 31/03/2010, acesso em 20/09/2012).
Foi seguido com maior índice de relevância o desenvolvimento do negócio, isso implica em investir na empresa. Satisfação dofuncionário, uma vez que os colaboradores estejam satisfeitos haverá maior produtividade com qualidade e menor custo.

PARA ONDE IRÃO OS INVESTIMENTOS

As empresas paranaenses percebem a importância de investir de modo global na empresa, são descentralizadas, há crescimento relevante das indústrias também nas regiões metropolitanas e as principais áreas de investimento foram produtividade com...
tracking img