Sondagem de solo mct

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Procedimento de Ensaio

2.1. Amostras

Utilizam-se amostras secas ao ar, passadas na peneira de 2 mm de abertura. Para fim exclusivamente classificatório são necessários cerca de 1500 g dessa fração.

2.2. Ensaio de Capacidade de Suporte Mini-CBR

Esse ensaio, aliado aos ensaios de expansão e contração, gera resultados que possibilitam o dimensionamento de pavimentose a escolha de solos para reforço do subleito, sub-bases, bases e acostamentos. O ensaio pode ser realizado com ou sem imersão e sobrecarga e, dependendo da finalidade para a qual o solo estudado será utilizado, emprega-se energia de compactação “normal”, “intermediária” ou “modificada”. O ensaio Mini-CBRic com imersão (i) e sobrecarga (c) é realizado para se estudar o comportamento de solos dosubleito ou solos de aterros. Quando do estudo da capacidade de suporte de solos para bases, realiza-se o ensaio sem sobrecarga e sem imersão, pois bases de pavimentos econômicos não recebem camadas espessas de revestimento, ou seja, trabalham sem sobrecarga. Medidas do teor de umidade de bases em serviços por vários anos têm revelado que a condição não imersa é a mais representativa. Estudosrevelam que mais de 95% das bases analisadas apresentam umidade de trabalho (umidade de equilíbrio) inferior, em torno de 20%, à umidade ótima de compactação quando de sua execução. O que demonstra ser desnecessária a execução do ensaio Mini-CBR em condições imersas. A metodologia MCT contempla também um coeficiente empírico denominado relação RIS, definido pela relação Mini-CBRis/Mini-CBRhm paracorpos de prova moldados na energia intermediária. O emprego da energia intermediária se deve ao fato de que, quando adotada a energia modificada, ocorre uma laminação da parte superficial da camada de base para alguns tipos de solos. A relação RIS indica o quanto o solo perde de suporte após um longo período de exposição à água. Quanto maior for a RIS, melhor é o solo, havendo uma menor variação desuporte em contato com a água. Essa relação foi incorporada à Metodologia MCT, pois serve como indício do comportamento laterítico ou não do solo, sendo mais evidenciado em solos arenosos finos.
O suporte Mini-CBR de camadas de solos compactados pode ser aferido, in situ, através do penectrômetro sulafricano e/ou da utilização de equipamentos portáteis acoplados a veículos (prensa Mini-CBR). Osresultados in situ apresentam valores de capacidade de suporte superiores aos obtidos nos corpos de prova moldados na umidade ótima em laboratório. Isso reforça a constatação de que as bases e camadas do substrato, em ambientes tropicais, trabalham numa umidade inferior à umidade ótima de compactação.

Figura 0 - http://www.portaldetecnologia.com.br/tags/metodologias/, 16 de outubro de 2009.2.3. Compactação
Preparam-se no mínimo 4 porções da amostra com teores de umidade uniformemente crescente, cobrindo uma faixa um pouco maior do que nos ensaios de compactação do Tipo Proctor. Deixa-se uniformizar umidade, pelo menos 10 horas, em recipiente hermético. Determinar o Teor de umidade de cada porção (W1, W2,... Wi).
Iniciar a compactação pela porção mais úmida. Pesar 200 gdessa porção e introduzi-la no molde, devidamente posicionado no pistão inferior do aparelho de compactação e com um disco de folha plástica sobre o topo desse pistão. Apertar o topo da porção de solo com um cilindro apropriado. Introduzir um disco de folha de plástico, assentar o pé do soquete, dando em seguida o primeiro golpe e medir a altura A1 do corpo de prova através do extensômetro. Semremover o soquete, aplicar golpes sucessivos crescentes medindo as alturas sucessivas do corpo de prova, após os números de golpes, obedecendo a série seguinte: 1, 2, 3, 4, 8, 12,...n...4n, obtendo-se então as alturas A1, A2, A3,...An...A4n. Parar de aplicar golpes quando a diminuição de altura Na-A4n for inferior a 0,1 mm ou houver exsudação nítida de água. Geralmente, se a porção mais úmida tiver o...
tracking img