Sonda eletromagnética

[pic]
Relatório de trabalho de Física para a EXPOTEC.
Professor: Paulo Borges.
Turma: 3LMED.
Alunos: Bernardo Moraes, Gabriel Brasileiro e Monique Renée.


O campo magnético dentro de um longosolenóide.


→ Introdução

Campo magnético é a área em volta de um ímã em que interações magnéticas ocorrem. Ou seja, é uma região onde outros materiais magnéticos sofrem influências.
Umamaneira de obter um campo magnético é aplicando corrente elétrica no interior de um solenóide, que é uma longa bobina.
Podemos medir a intensidade deste campo através da fórmula:
[pic], onde N é onúmero de espiras, L é o comprimento do fio, i é a corrente elétrica que passa nesse fio e μo é a constante de permeabilidade no vácuo, que vale 4π . 10-7.
Existe uma nova técnica que realiza essa mesmamedida, de forma mais simples e prática, que apresenta diversas vantagens, como o fato de que as medidas são levadas diretamente para o computador, no qual serão esboçados gráficos que permitirão aosespectadores entenderem melhor as características de um campo magnético, usando apenas um registro de dados no computador. Tal abordagem prática é para estudantes investigarem como o campo magnéticodepende de diversas variáveis, tais como: corrente, diâmetro do solenóide, etc.
Nosso projeto se fundamentou em montar esse aparato, que consiste em um sensor de campo magnético baseado em um sensorde efeito Hall, que é um componente que atua variando sua diferença de potencial na saída, em resposta a um campo magnético. É também formado por um sensor de corrente, que a função seria a deproduzir uma voltagem proporcional à corrente que passa por ele. E através da combinação das funções desses dois sensores ligados ao computador, onde seus gráficos serão exibidos, será possível queverificarmos a relação entre o campo magnético e a corrente, mantendo os outros fatores dessa relação sempre constantes.


→ Nova técnica

Uma das vantagens da nova técnica é a rapidez e a eficiência...
tracking img