Sonda eletromagnética

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Relatório de trabalho de Física para a EXPOTEC.
Professor: Paulo Borges.
Turma: 3LMED.
Alunos: Bernardo Moraes, Gabriel Brasileiro e Monique Renée.


O campo magnético dentro de um longo solenóide.


→ Introdução

Campo magnético é a área em volta de um ímã em que interações magnéticas ocorrem. Ou seja, é uma região onde outros materiais magnéticos sofrem influências.
Umamaneira de obter um campo magnético é aplicando corrente elétrica no interior de um solenóide, que é uma longa bobina.
Podemos medir a intensidade deste campo através da fórmula:
[pic], onde N é o número de espiras, L é o comprimento do fio, i é a corrente elétrica que passa nesse fio e μo é a constante de permeabilidade no vácuo, que vale 4π . 10-7.
Existe uma nova técnica que realiza essamesma medida, de forma mais simples e prática, que apresenta diversas vantagens, como o fato de que as medidas são levadas diretamente para o computador, no qual serão esboçados gráficos que permitirão aos espectadores entenderem melhor as características de um campo magnético, usando apenas um registro de dados no computador. Tal abordagem prática é para estudantes investigarem como o campo magnéticodepende de diversas variáveis, tais como: corrente, diâmetro do solenóide, etc.
Nosso projeto se fundamentou em montar esse aparato, que consiste em um sensor de campo magnético baseado em um sensor de efeito Hall, que é um componente que atua variando sua diferença de potencial na saída, em resposta a um campo magnético. É também formado por um sensor de corrente, que a função seria a deproduzir uma voltagem proporcional à corrente que passa por ele. E através da combinação das funções desses dois sensores ligados ao computador, onde seus gráficos serão exibidos, será possível que verificarmos a relação entre o campo magnético e a corrente, mantendo os outros fatores dessa relação sempre constantes.


→ Nova técnica

Uma das vantagens da nova técnica é a rapidez e a eficiênciadas muitas medidas que podem ser feitas. Outra vantagem é que as leituras são gravadas diretamente no computador, o que facilita a manipulação dos dados medidos. Logo, a ênfase do projeto não está em simplesmente fazer as medidas, e sim em interpretá-las.
A técnica é bem simples, pois basta que o fio condutor enrolado seja percorrido por uma corrente, que um campo magnético logo será induzido nosolenóide, e tal linha de indução será paralela à linha da corrente.


→ Circuitos Elétricos

[pic]

Sensor de Campo Magnético: A tensão de entrada do circuito é fornecida por 2 baterias de 9V cada, ligadas em série. Tal circuito é baseado em um “Honeywell Solid State Hall Effect transducer SS496A1”, que é responsável por identificar a diferença de 90° entre o campo magnético e o elétrico,gerando uma diferença de potencial em seus terminais, proporcional ao campo magnético. Tal voltagem passa por diversos amplificadores, sendo que um deles possui um potenciômetro variável de 1k1Ω acoplado ao seu terminal de entrada, que ao variar sua resistência, fará com que o ganho desse amplificador também varie, de forma proporcional.
Já o potenciômetro de 2k2Ω, ao ser ajustado, provocauma mudança na sensibilidade do gráfico gerado pela relação da tensão de saída com o campo magnético.




[pic]


Gráfico: Relação linear entre a saída e o campo magnético:




[pic]


Sensor de Corrente: Há também um sensor de corrente incluído no projeto, no qual ele produz uma voltagem proporcional à corrente que passa por ele, sendo essa relaçãovariável, pois na sua entrada ele possui quatro resistores diferentes onde, por meio de uma chave, ele varia seu ganho, selecionando diversas resistências.



→ Interface Gráfica

Esses dois sensores devem ser ligados ao computador por uma porta que faça a conversão dos dados do circuito, para que eles sejam interpretados pelo software “Nacional Instrument Interface”. O programa irá gerar...
tracking img