Sonambulismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária de Francisco Franco

Disciplina: Psicologia

Docentes: Marco Carvalho
e
Margarida Menezes

O Sonambulismo

Discente: Adriana Gomes 12º2
nº1
Introdução

Nestetrabalho irei falar sobre o sonambulismo, mas para melhor percebermos em que parte do nosso sono pode-mos ter um ataque de sonambulismo, começarei por explicar as faces do sono.
Em seguida explicarei oque e o sonambulismo e por que motivo este ocorre.
Também irei falar em que face da nossa vida e mais frequente ocorrer ataques de sonambulismo e quando estes passam a ser uma doença.
Por fimfalarei sobre as pessoas que falam enquanto dormem, e explicarei se são sonâmbulos ou não e irei esclarecer se podemos ou não acordar um sonâmbulo.


As fases do sono.

Um ciclo do sono dura cercade noventa minutos, ocorrendo quatro a cinco ciclos num período de sono noturno. Durante o sono, o indivíduo passa, geralmente por ciclos repetitivos, começando pelo estágio 1 do sono não-REM,progredindo até o estágio 4, regride para o estágio 2, e entra em sono REM. Volta de novo ao estágio 2 e assim se repete todo o ciclo.
O sono divide-se em dois tipos fisiologicamente distintos: não-REM(Non Rapid Eye Movement ou "Movimento Não Rápido dos Olhos") e REM (Rapid Eye Movement ou "Movimento Rápido dos Olhos").
O sono não-REM (ou não-REM) ocupa cerca de 75% do tempo do sono e divide-se emquatro períodos distintos conhecidos como estágios 1, 2, 3 e 4.
* Estágio 1: a atividade muscular abranda e o sono é muito leve. Nesta fase, as pessoas podem ser facilmente acordadas, lembrando-sede imagens fragmentárias de um estado pré-onírico.
* Estágio 2: as ondas cerebrais tornam-se mais lentas. Ocasionalmente, aparecem surtos de ondas cerebrais rápidas. Para acordar uma pessoa nestafase, é preciso abaná-la.
* Estágio 3: esta fase de transição proporciona o sono mais profundo da noite, caracterizado pelo aparecimento de ondas cerebrais extremamente lentas, misturadas com...
tracking img