Somos verdadeiramente livres?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1130 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Somos verdadeiramente livres?

1. As teses concorrentes são: o determinismo e a noção de compatibilidade, o indeterminismo, o compatibilismo ou determinismo moderado e o libertismo.

2. As caracteristicas das teses:

O determinismo e a noção de causalidade: A partir da ciência moderna, o mundo começou a ser entendido à luz das relações causa-efeito: para qualquer acontecimento E(efeito) existe uma causa C; de tal modo que dado C seguir-se-á E. A relação que existe entre causa e efeito é uma relação de dependência e derivação necessárias, isto é, o efeito não existiria sem a causa e não pode derivar da causa.

Logo:

* Causa: é o que faz o efeito ser aquilo que é, e que por si só não seria.
* Efeito: é uma consequência que não se verificaria se não se desse acausa.
* Determinismo: é a doutrina filosófica segundo o qual tudo o que acontece tem uma causa, ou seja, todos e cada um dos fenómenos estão submetidos às leis naturais de carácter causal. Tudo o que fazemos é inevitável.

O determinismo torna a ação humana inevitável: o homem não pode agir de outro modo. O determinismo radical defende o incompatibilismo entre a liberdade e odeterminismo natural. Tudo tem uma causa. O agente deixa de ser responsável, deixa de haver opção.

Indeterminismo: É a corrente que defende a impossibilidade de prever fenómenos a partir de causas determinantes, introduzindo as noções do acaso e do aleatório. O acaso acaba por negar a liberdade humana. Esta corrente tambem que não há liberdade nem responsabilidade.
Compatibilismo oudeterminismo moderado: esta tese defende que somos livres no momento da escolha e o modo como agimos resulta causalmente do que queremos, tambem que desde que não sejamos obrigados ou forçados a escolher algo, e desde que a nossa personalidade seja formada de maneira natural, a escolha é livre. Tambem defende que há liberdade e que temos de ser responsabilizados pelos atos que fazemos.

Libertismo:esta corrente defende que a liberdade é verdadeira, temos livre-arbitrio e nem todos os acontecimentos estao determinados. O agente pode autodeterminar-se. Para conprovar isto, o libertismo defende-se com a dualidade entre o corpo e a mente.

A crença na liberdade e as condicionantes da ação humana: A liberdade humana é um facto da nossa experiência. Todavia, mesmo que essa crença sejailusória, ela é a condição sem a qual não poderíamos sequer falar em ação intencional. As condicionantes da ação humana, limitam-na, mas também são o sentido do agir do ser-humano:

Estas podem ser: Condicionantes físico-biológicas: leis físicas e químicas; leis biológicas; alimento; vestuário; habitação; aptidões estruturais corporais. Condicionantes psicológicas: Carácter do agente e dosestados de espírito. (Ex: alegria). Condicionantes histórico-culturais: comunidade; linguagem; costumes; cultura; educação; ética; religião; ideologia; época histórica; política
3. A tese compatibilista, também designada determinismo moderado, aceita o determinismo no mundo natural, mas defende que existe espaço para a liberdade e para a responsabilidade humana. Na perspetiva doscompatibilista, mesmo que as nossas ações sejam causadas, podemos sempre agir de outro modo, se assim o escolhermos. Isto é suficiente para podermos ser responsabilizados e/ou culpabilizados por uma ação inaceitável. Nesta perspetiva, considera-se, por exemplo, que quando uma pessoa decide levantar o braço para acenar a alguém conhecido, esse levantar do braço é totalmente determinado por causasneurofisiológicas, ou seja; existem causas e mecanismos nervosos que determinam o levantar do braço. Todavia, o individuo não foi forçado a levantá-lo, isto é, era também possível não levantar o braço.
A crença na liberdade e as condições da ação humana-apesar das teses que negam a liberdade humana, afirmando consequentemente, a impossibilidade de responsabilizarmos o agente, são variadíssimas as...
tracking img