Somar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4486 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guia de Orientações para escrever o projeto

O QUE É O PROJETO SOMAR? Caros membros do Comitê Local de Responsabilidade Social,
Esse GUIA traz todas as orientações necessárias para inserir o projeto SOMAR de sua unidade dentro do modelo estabelecido pelo Instituto Solví, chamado de “Documento de Projeto”.

Você verá a seguir um passo-a-passo sobre como escrever cada item que deve constar nestedocumento. Para facilitar a compreensão, utilizamos como exemplo um projeto social de uma das empresas do Grupo Solví.
Junto com este Guia, você recebeu um arquivo em Power Point que deverá ser preenchido com as informações do projeto SOMAR da unidade e enviado para aprovação do Instituto.

Leiam com atenção e mãos à obra!
E não se esqueçam: o Instituto Solví está sempre disponível paraorientá-lo!

SUMÁRIO
1. 2. 3. 4.

O QUE É O PROJETO SOMAR?

O que é um projeto social? O que é o projeto SOMAR? Como o projeto SOMAR pode ser estratégico para minha empresa? Estrutura de projeto – Passo-a-passo para escrever o projeto SOMAR - Contextualização do projeto - Missão - Descritivo - Justificativa - Público-Alvo - Objetivos - Equipe responsável - Cronograma macro - Parcerias - Riscos eoportunidades - Sustentabilidade do projeto - Estágio atual do projeto - Orçamento - Avaliação dos resultados - Plano de Comunicação do Projeto - Mensagem final

O QUE É O PROJETO SOMAR?

O que é um projeto social?
 Um projeto surge em resposta a um problema social concreto que afeta um determinado público de uma comunidade.

 É, antes de mais nada, uma forma de contribuir para a solução de problemas,transformando IDÉIAS em AÇÕES.
 Um projeto não é uma ação pontual ou uma série de ações pontuais e desconexas. Um projeto prevê várias ações que apoiarão a conquista de um objetivo, de forma coerente e organizada.  Para um projeto ser SUSTENTÁVEL, ele deve contribuir efetivamente para transformar a realidade social e promover a autonomia do público beneficiado.  Para um projeto social serESTRATÉGICO para a empresa, ele não deve apenas beneficiar a comunidade, mas também a própria empresa. Ou seja, ao final do projeto, a empresa terá conquistado um benefício ou um resultado positivo para o seu NEGÓCIO.

O QUE É O PROJETO SOMAR?

O que é o Projeto SOMAR?
O SOMAR não é apenas um projeto, mas também uma ferramenta de relacionamento disponibilizada pelo Instituto Solví para as empresas doGrupo, com o objetivo de incentivá-las a desenvolver projetos de Responsabilidade Socioambiental em suas comunidades. São características fortes desta iniciativa a participação e o envolvimento ativo dos colaboradores, no planejamento e execução do projeto, e a interação da empresa com a comunidade.

O SOMAR tem um fundo próprio e garantido de financiamento, que corresponde à 50% do valor damensalidade paga pelas empresas ao Instituto, equivalente a 0,05% da receita mensal de cada empresa contribuinte.

Como o projeto SOMAR pode ser estratégico para minha empresa?
Para responder essa pergunta, o Comitê Local de Responsabilidade Social deve fazer uma análise do cenário no qual a empresa está inserida e como um projeto na comunidade pode contribuir positiva e efetivamente para o seu negócio.Para orientar esse raciocínio, faça os seguintes questionamentos :
Qual a situação vivida hoje no relacionamento com a comunidade ou qual é questão vivida pela comunidade que impacta ou pode vir a impactar a empresa e os seus negócios no futuro? O que a empresa espera que a comunidade faça ou pense após o término do projeto? Qual tipo de comportamento ou atitude que a empresa espera que essacomunidade tenha?  Como a empresa espera ser vista/percebida por essa comunidade após o projeto?

O QUE É O PROJETO SOMAR?

Assim, para o projeto ser de fato estratégico para a empresa, ele deve ser planejado de acordo com as respostas dessas perguntas.

Estrutura de Projeto – PASSO 1

O QUE É O PROJETO SOMAR?

CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROJETO
Neste item, é preciso explicar o cenário que contextualiza...
tracking img