Somanlu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (420 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOMANLU é uma a publicação semestral do Programa Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas. A Revista de Estudos Amazônicos, que nesta edição registra a IMostra Amazônica do filme etnográfico, é um número especial desse um projeto que é o resultado do encontro de culturas, conhecimento e experiência a partir de debates, entrevistas, fotografias que nosconduzem a uma visão da diversidade sociocultural sobre a Amazônia.
A mostra também conta a trajetória do cinema documentário e educativo no Amazonas, a dificuldades que foram encontradas, odesinteresse e a falta de recursos que evoluíram para produções reconhecidas, contando com a memória de cineastas premiados, homenageando e recuperando essa rica história, em uma entrevista “A aventura defazer cinema na Amazônia”, interligando imagens e antropologia a fim de refletir sobre a etnografia e sua evolução.
Olhos voltados para nossa vasta e inigualável região, o mundo documenta e produzimagens sobre a vida e os espaço do Estado e dos amazonenses, que muitas vezes nem chegam a ver o resultado dessas obras. A Mostra é um espaço de reflexão e discussão, que tem como estratégia principalinstigar o interesse e oportunidade de exibir essas produções na região, para que também aqui seja possível esse tipo de realização.
Essa publicação também lembra a importância da preservação emanutenção da memória audiovisual para que permaneça o desejo de conhecimento e da evolução do interesse tanto de cineastas como o do público pela sua terra, sua história e suas imagens.
“É hora deenxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história.” POEMA DA AMAZÔNIA
|Em meio ao seu verde, o fogo arde queimando o nosso pulmão. Os pássaros perdem seus galhos, em desespero voamsem rumo na imensidão. Os |
|animais correm em círculos, perdidos na fumaça da morte certa. Os gritos das aves, dos animais, das plantas... Não são ouvidas pelos homens|
|do poder sem visão......
tracking img