Som e a luz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Respostas pós laboratoriais:
2. Sim, a velocidade do som e da luz dependem do meio de propagação. O som propaga-se com maior velocidade nos sólidos do que nos líquidos, e com maior velocidade noslíquidos do que nos gases. A luz para se propagar não necessita de matéria. Esta propaga-se com maior velocidade no vácuo do que no ar.
3. A velocidade da luz não é influênciada pela humidade nem pelatemperatura. O som é resultado de vibrações das partículas do ar. A humidade tem um efeito praticamente insignificativo na variação da velocidade do som (pode levar a um aumento da velocidade de 0,1%até 0,6% apenas). Quanto à temperatura do ar , quanto maior for esta, maior é a agitação das moléculas do mesmo. A agitação das moléculas do ar favorece a propagação do som, pois estas colidem entresi mais vezes num certo intervalo de tempo, transmitindo um pulso em menor tempo.
Por exemplo, o som próximo da superfície da terra e numa temperatura normal, é de cerca de 337m/s, mas a uma alturade 8.000m, onde a temperatura é muito baixa, o som propaga-se à velocidade de 293m/s. Essa velocidade varia em 0,55m/s para cada grau de temperatura acima de zero.
Objectivos:
Determinar avelocidade de propagação do som a partir do intervalo de tempo que este leva a percorrer uma determinada distância.
Comparar ordens de grandeza dos valores das velocidades do som e da luz.
IntroduçãoTeórica
O som e a luz era algo que mantinha uma curiosidade enorme no ser humano. O facto de nos dias de trovoada ser vísivel primeiro o relâmpago (luz) e depois uma onda de choque sónico criou imensasdúvidas nos pensamentos do ser humano. Durante muito tempo pensava-se que a luz propagava-se instântaneamente. No entanto, com os trabalhos de Newton acerca da Astronomia, ele concluiu que a luz demoravaaproximadamente 7 a 8 minutos a viajar do Sol à Terra. Então concluíu-se que a luz se propagava com uma velocidade finita e não de uma forma instantânea. Em 1983, descobriu-se que a velocidade da...
tracking img