Som e ruido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
https://osha.europa.eu/pt/topics/noise/what_is_noise_html
O que é o ruído?
O ruído é um som indesejado, cuja intensidade é medida em decibéis (dB). A escala de decibéis é logarítmica, de modo que um aumento no nível de som de três decibéis representa um aumento da intensidade de ruído para o dobro. Por exemplo, uma conversa normal pode atingir cerca de 65 dB e o nível atingido por alguém agritar será de cerca de 80 dB. A diferença em dB é apenas de 15 valores, mas a pessoa que grita atinge uma intensidade 30 vezes superior. A sensibilidade do ouvido humano em relação a diferentes frequências também varia; por conseguinte, o volume ou intensidade do ruído são normalmente medidos em decibéis com ponderação A (dB(A)).
A intensidade de um ruído não constitui o único factor que determinaa sua perigosidade; a duração da exposição é também muito importante. Para considerar este factor, são empregues níveis médios de som ponderados em função da sua duração. No caso do ruído no trabalho, esta duração é geralmente de um dia de trabalho de oito horas.
Que problemas pode o ruído causar?
Não é preciso um ruído excessivamente elevado para gerar problemas no local de trabalho. O ruídopode interagir com outros perigos no local de trabalho e aumentar os riscos para os trabalhadores, por exemplo:
* aumentando o risco de acidente ao impedir que sinais de aviso sejam ouvidos;
* aumentando o risco de perda de audição por interacção com a exposição a determinados químicos; ou
* sendo um factor causal no stress relacionado com o trabalho.
A exposição ao ruído podecolocar os trabalhadores perante uma série de riscos para a sua segurança e saúde:
* Perda de audição: o ruído excessivo prejudica as células capilares da cóclea, parte do ouvido interno, conduzindo à perda de audição. "Em muitos países, a perda de audição induzida pelo ruído é a doença profissional irreversível de maior prevalência" [iii] As estimativas apontam para uma taxa de pessoas na UEafectada por problemas auditivos superior à população total de França [iv]
* Efeitos fisiológicos: existem provas de que a exposição ao ruído tem efeitos sobre o sistema cardiovascular provocando a libertação de catecolaminas e o aumento da pressão arterial. Os níveis de catecolaminas no sangue (incluindo epinefrina (adrenalina) estão associados ao stress.
* Stress relacionado com otrabalho: o stress relacionado com o trabalho só muito raramente advém de uma só causa, sendo geralmente provocado pela interacção de vários factores de risco. O ruído no ambiente de trabalho pode ser stressante, mesmo em níveis bastante baixos.
* Risco acrescido de acidentes: os elevados níveis de ruído dificultam a audição e a comunicação dos trabalhadores entre si e aumentam, por conseguinte, aprobabilidade de ocorrência de acidentes. Este problema pode ser agravado devido ao stress relacionado com o trabalho (no qual o ruído pode constituir um factor).

http://www.apambiente.pt/index.php?ref=16&subref=86&sub2ref=529

Som, Ruído e Incomodidade
Políticas > Ruído > Som, Ruído e Incomodidade
Som é qualquer variação de pressão que o ouvido pode detectar. Quando umafonte sonora, como um diapasão, vibra, provoca variações de pressão no ar ambiente, que se sobrepõem à pressão do ar. Comparada com a pressão do ar (em Pascal), a variação da pressão sonora é perceptível pelo ouvido humano na gama de 20mPa a 100 Pa, para um indivíduo médio em plena posse das suas capacidades auditivas. É usual exprimir o nível de pressão sonora em decibel, dB. O decibel é uma razãologarítmica entre a pressão sonora verificada e o valor de referência. A escala de valores de nível de pressão sonora varia entre 0 dB (limiar da audição) e 140 dB (limiar da dor). Há uma maior sensibilidade do ouvido às frequências médias, onde se expressa a voz humana. Para reproduzir essa sensibilidade utiliza-se o decibel corrigido com um filtro de ponderação de frequências, dB (A). A...
tracking img