Soluções de algoritmos utilizando recrusividade.

265 palavras 2 páginas
Soluções de algoritmos utilizando recursividade 1- Processo de recursão:

• Algoritmo recursivo, aquelealgoritmo que para resolver problema divide-o em subproblemas mais simples, cujas soluçõe requere a aplicação dele mesmo.
• A linguagem C permite que um programador escreva funções que chamem a si mesmas. Tais rotinas são denominada recursivas.
• Processo de resolução(de uma equação, de um problema) mediante uma seqüencia finita de operações em que o objeto de cada uma é o resultado da que a precede.

2- Funcionamento:

1º) Para ser usado de forma correta uma função recursiva deve ter um caso base ou uma condição de parada, pois caso não possua, ela ficaria chamando a si mesma indefinidamente.
2º) Na sua forma geral possui em seu corpo:
Ex:
se “condição para o caso de base”, então solução direta para o caso de base senão uma ou mais chamadas recursivas fim se

3º) Pode ter um ou mais casos de base e um ou mais condições de parada

3- Exemplos simples de soluções recursivas:

Em geral, uma definição recursiva é definida por casos: um número limitado de casos base e um caso recursivo.Um exemplo comum usando recursão é a função para calcular o fatorial de um natural N. Nesse caso, no caso base o valor de 0! é 1. No caso recursivo, dado um N > 0, o valor de N! é calculado multiplicando por N o valor de (N-1)!, e assim por diante, de tal forma que N! tem como valor N * (N-1) * (N-2) * ... * (N-N)!, onde (N-N)! representa obviamente o caso base. Em termos recursivos: função fatorial(x: inteiro): inteiro inicio se x = 0 então

Relacionados