SOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM COMPUTADOR ANALÓGICO

2402 palavras 10 páginas
UNIJUÍ - UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

CAROLINE DENARDI COMMANDEUR
LEONARDO RABUSKE
ROBSON LOPES

SOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ATRAVÉS DA CONSTRUÇÃO DE UM COMPUTADOR ANALÓGICO

IJUÍ, RIO GRANDE DO SUL
JULHO/2014

SUMÁRIO

LISTA DE FIGURAS

INTRODUÇÃO
Na disciplina de Análise de Sinais e Sistemas I, foram trabalhados conceitos que englobam a modelagem de alguns tipos de sistemas, além de como obter a solução dos mesmos. Um conceito estudado em sala de aula é como representar matematicamente utilizando equações diferenciais ordinárias alguns fenômenos físicos, sistemas mecânicos, elétricos e eletromecânicos, entre outros, Foi visto que a sua solução pode gerar respostas que envolvem funções mais complexas, como exponenciais. Além disso, se mudarmos as condições iniciais, ou a entrada será necessário recalcular tudo, o que se tornar algo complicado caso o sistema seja mais complexo.
Porém, com o desenvolvimento que a computação atingiu atualmente isso não é problema. Existem softwares como o MATLAB que facilitam os cálculos. O MATLAB tem diversas funções, podendo integrar análises numéricas, calcular matrizes, fazer processamento de sinais e a construção de gráficos em instantes, pois é uma ferramenta de fácil entendimento.
Além da solução manual usando os conceitos da matemática, e da solução computacional utilizando softwares, ainda é possível analisar a resposta de um sistema descrito por uma EDO de outra maneira, utilizando Computadores Analógicos. Neles, são utilizados componentes elétricos como resistores, capacitores e amplificadores operacionais, os quais são conectados de maneira que as operações matemáticas como por exemplo integração, e soma possam ser feitas, fazendo assim com que as Equações diferenciais possam ser resolvidas. A resposta é observada facilmente utilizando um osciloscópio.

OBJETIVO
O presente

Relacionados

  • Informática básica
    15049 palavras | 61 páginas