Solubilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1342 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Centro de Ciências da Saúde – CCS
Faculdade de Farmácia – FF
Química Orgânica Experimental I
Professora: Maria Lucia Patitucci

Solubilidade de substâncias em solventes orgânicos e solventes aquosos.

Aluna: Mariana

Introdução

Solubilidade:

Solubilidade é a capacidade deuma substância se dissolver em outra. Chamamos estas substâncias de soluto e solvente, respectivamente. Ao adicionar um soluto em dado solvente podemos observar diferentes resultados quanto às soluções obtidas.

Solução Saturada:
A quantidade de soluto dissolvido e não-dissolvido estão em equilíbrio dinâmico, apresentando a maior concentração de soluto que uma solução pode conter.

SoluçãoInsaturada:
A quantidade de soluto adicionada é inferior ao coeficiente de solubilidade, sendo possível dissolver uma quantidade de soluto adicional.

Solução Supersaturada:
A concentração de soluto é maior do que a da solução saturada, sendo uma solução muito instável, por isso seu soluto eventualmente tende a se cristalizar e/ou precipitar.

O soluto também pode ser classificado quanto àsolubilidade em:

Solúvel:
Quando todo o soluto se dissolve no solvente e se obtém uma solução homogênea.

Insolúvel:
Quando o soluto não se dissolve por completo no solvente, obtendo uma solução heterogênea.

Parcialmente Solúvel:
Quando o soluto se dissolve parcialmente no solvente, obtendo uma solução heterogênea.

Existem vários fatores que influenciam na solubilidade de umasubstância. Entre eles, está a temperatura, um dos fatores mais relevantes.A solubilidade da maioria dos sólidos nos líquidos aumenta com a temperatura. De forma inversa, ocorre com quase todos os gases: quanto maior a temperatura, menor a solubilidade de um gás em meio líquido. Sólidos e líquidos apresentam praticamente nenhuma mudança de solubilidade com mudanças na pressão, já os gases, quanto maior fora pressão, maior será a sua solubilidade. Outro fator de influência são as interações intermoleculares.

Em um processo de solubilização, para que seja energeticamente favorável, as interações soluto-soluto e solvente-solvente devem ser substituídas pelas interações soluto-solvente. A solubilização é, portanto, um fenômeno regido pelas interações intermoleculares entre as moléculas do soluto eas molélucas do solvente.

Força Íon-Dipolo:
Ocorrem entre um íon e uma molécula polar, como moléculas polares são dipolos, elas têm um lado positivo e outro negativo. Os íons positivos são atraídos pelo lado negativo da molécula de um dipolo, enquanto os negativos são atraídos pelo lado positivo.

Força de Van der Walls ou dipolo induzido - dipolo induzido:
As interações de van de wallssurgem da atração entre os dipolos elétricos instantâneos de moléculas vizinhas e agem em todos os tipos de moléculas apolares. Sua energia aumenta com o numero de elétrons da molécula.

Força dipolo-dipolo:
As moléculas polares participam de interações dipolo-dipolo, que decorrem da atração entre as cargas parciais de suas moléculas.

Ligação de Hidrogênio:
A ligação de hidrogênio, que ocorrequando átomos de hidrogênio estão ligados a átomos de oxigênio, nitrogênio e flúor, é o tipo mais forte de força intermolecular.

Para a realização dos experimentos, foram utilizadas substâncias como:
Álcool, Ácido carboxílico, Éter, Ester, Amida, Amina e Cetona. Portanto é de suma importância obter conhecimentos sobre a solubilidade de cada função química.

Álcool:
Álcoois apresentam emsua estrutura a hidroxila (-OH), que proporcionará à molécula uma certa polaridade. Portanto, álcoois interagem com a água através de interações do tipo ligação de hidrogênio. A solubilidade em água diminui conforme a cadeia carbônica vai crescendo. Nos álcoois de grande massa molecular menor é a solubilidade pois as longas cadeias carbônicas, com um pequeno grupo – OH, são de hidrocarboneto. Já...
tracking img