Solubilidade de sólidos

Introdução

Solubilidade é resultado de uma interação entre as moléculas polares e os íons que formam um cristal. O termo é utilizado tanto para designar o fenômeno qualitativo do processo(dissolução) como para expressar quantitativamente a concentração das soluções. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema.É a tendência do sistema em alcançar o valor máximo de entropia.
Solubilidade ou coeficiente de solubilidade (CS) é a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se num líquido. Pode-seexpressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em porcentagem de soluto/solvente. Também é possível estender o conceito de solubilidade para solventes sólidos.
O processo de interação entre asmoléculas do solvente e as partículas do soluto para formar agregados é denominado solvatação e, se o solvente for a água, hidratação.
A solubilidade é definida como relação entre forças intermoleculares dosoluto e do solvente, assim:
A pressão ambiente tem influência na solubilidade de sólidos, líquidos e gases em água. A influência é pequena no caso da solubilidade de sólidos e líquidos. Isso porquea pressão influi pouco na extensão dos equilíbrios entre eles.
A influência da temperatura na solubilidade de sólidos na água é que quanto maior a temperatura, maior a agitação das moléculas daágua, o que leva a solubilidade dos sólidos na água aumentar. O mesmo ocorre com todos os outros líquidos.
A idéia de solubilidade está ligada à idéia de equilíbrio químico entre soluto dissolvido esoluto não dissolvido. A variação da temperatura perturbam o estado de equilíbrio, estabelecendo-se novo estado de equilíbrio que tende a ajustar a perturbação.
Sólidos cristalinos, apresentam trêscaracterísticas fundamentais:
1°)Forma cristalina definida, quando vistos a olho nu ou sob o microscópio.
2°)Temperatura de fusão definida.
3°)Podem se partir segundo direções preferenciais...
tracking img