Soluções para isolamento térmico em janela

Páginas: 18 (4260 palavras) Publicado: 20 de abril de 2011
SOLUÇÕES PARA ISOLAMENTO TÉRMICO EM JANELAS

RESUMO
Na crescente busca por soluções para o conforto térmico nas edificações muito tecnologias são criadas voltadas principalmente às novas demandas da sociedade, como uso racional dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente.
Nesse contexto apresenta-se a seguir soluções para a maior eficiência de isolamentos térmicos em esquadrias,especialmente em janelas, definindo conceitos como isolamento térmico, conforto térmico, transferência de calor, esquadrias e sua funcionalidade, e ao final apresentando soluções para o maior desempenho destes.


Palavras-chave: Isolamento térmico, janela, esquadria, janela térmica, conforto, vidro.

1.INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, a busca por soluções eficientes e sustentáveis para asedificações tem crescido exponencialmente. Um dos desafios que a construção civil enfrenta é a fusão de economia de energia, ambientes agradáveis, utilização de materiais que não agridam o meio ambente e o conforto térmico.

2. ISOLAMENTO TÉRMICO

Isolamento térmico é uma característica de alguns materiais ou estruturas que dificulta a dissipação de calor de um meio ao outro. Os isolantestérmicos funcionam como uma barreira que evita que as temperaturas de meio diferentes se igualem naturalmente.
Materiais com essa características são amplamente utilizados na construção civil devido a sua alta resistência térmica que garante aos edifícios o conforto térmico e reduções consideráveis de consumo de energia. Assim há uma redução das perdas de calor para o exterior no inverno e evita ganhode calor no interior no verão.

3.NORMALIZAÇÃO

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas ) prevê uma estrutura normativa básica referente a caixilhos e aplicação de vidro na construção Civil, seguem a seguir os atuais instrumentos de que dispõem os projetistas, para especificação deste componente.

NBR 10821 – Caixilhos para edificação

A) Esta Norma estabelece as condições dedesempenho dos caixilhos3das janelas, exigíveis para edificações para uso residencial e comercial.

B) O fabricante da esquadria deve informar, por meio de catálogos ou etiquetas fixadas nos caixilhos, o número desta Norma, a pressão máxima de carga de vento que o caixilho resiste, bem como as classes de utilização de estanqueidade à água e ao ar ao ar às quais atende. Sugere em descriçãoadicional, o uso a qual a esquadria se destina.

C) Os requisitos de desempenho das janelas são estabelecidos para quatro categorias de edifício, chamados nesta Norma de classes de utilização. Para verificação do desempenho das janelas quanto ao requisito permeabilidade ao ar, deverá ser considerado também, se o ambiente é climatizado ou não, como se segue:

C.1) Classe de utilização: Sãoestabelecidas quatro categorias de edifícios, classificados em função de seu uso , comercial ou residencial, e do número de pavimentos.

C.2) Permeabilidade ao ar: Estabelece parâmetros de verificação de desempenho considerando se o ambiente é climatizado artificialmente ou não e em qual estado da federação será utilizada.

C.3) Estanqueidade à água: Estabelece que a janela não deve apresentarvazamentos quando submetida à vazão mínima de água de 4 l/min x m² e às pressões de ensaio correspondentes às regiões do Brasil onde for utilizada.

C.4) Resistência à carga uniformemente distribuída: Estabelece que as janelas, quando submetidas à pressão de vento prescrita para a região que é utilizada, não deve apresentar ruptura, colapso total ou parcial de qualquer de seus elementos, inclusive vidro,e desempenho quanto às operações de uso, conforme determinado nesta norma.

C.5) Os parâmetros de desempenho acústico dos caixilhos são avaliados em função das condições de tolerância ao ruído (função do uso de determinado ambiente) e das condições de exposição ao ruído (função do local de implantação do edifício).

C.5.1) O caixilho, de acordo com seu tipo, as condições de uso do ambiente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isolamento termico
  • ISOLAMENTO TÉRMICO
  • isolamentos termicos
  • Isolamento térmico
  • isolamento termico
  • isolamento termico
  • Isolamento Térmico
  • isolamento térmico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!