Soluções em prótese odontologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SOLUÇÕES PROTÉTICAS: UMA VISÃO ANTECIPADA DE PLANEJAMENTO – REVISÃO DE LITERATURA

RESUMO
Este trabalho tem como objetivo estabelecer a melhor solução protética, visando recuperar apropriadamente a estética comprometida e devolver as funções orais através de reabilitação dentária e estruturas adjacentes.

Palavras-chave: Prótese; Planejamento; Reabilitação Oral.

INTRODUÇÃO
Aodontologia, ainda que com muito esforço tente evitar a perda dentária, possui um grande desafio, que é não só devolver as funções orais, através de reabilitação dentária e estruturas adjacentes, como ainda recuperar apropriadamente a estética comprometida.
A decisão clínica quanto ao nível de intervenção a ser seguido no tratamento restaurador, é estabelecido por fatores multidimensionais,relacionados ao paciente e seus desejos e expectativas, suas necessidades orais, qualidade de vida, capacidade de manter a saúde oral, alternativas de tratamento aceitáveis relacionadas as perspectivas de resultados satisfatórios e condições financeiras.
A indicação inicial clássica de tratamento é a Prótese Fixa, para reconstruções unitárias ou reposição de um ou mais elementos dentários.Entretanto quando há grande ____________________________________________________________

__________

número de dentes ausentes e não há favorecimento dos dentes remanescente, quanto à quantidade, localização, distribuição, condição periodontal e implantação óssea, a utilização de Prótese Fixa é contra-indicada, por ferir princípios biomecânicos, devendo ser indicado outro tratamento. Atualmentea primeira opção de escolha são os Implantes Osseointegrados, desde que todos os pré-requisitos sejam respeitados. Não podendo esquecer da Prótese Parcial Removível que ainda é uma ótima opção de escolha além bastante confiável, que representa um importantíssimo recurso reabilitador na prática odontológica, devendo-se ao fato de ser economicamente mais viável, em comparação com Próteses Fixas ePróteses sobre Implantes. Porém quando há grande quantidade de dentes ausentes e incapacidade dos remanescentes de suportar uma Prótese Parcial Removível a indicação é para Prótese Total.
Um fator de grande importância são os Princípios Biomecânicos na fase de planejamento, uma vez que esta etapa é de fundamental importância para o sucesso ou fracasso do tratamento reabilitador. Valendo-sedos preceitos básicos de biomecânica: retenção, suporte e estabilidade, associados à estética, pode-se obter o melhor planejamento protético gerando ao paciente conforto, segurança e auto-estima.

REVISÃO DE LITERATURA E DISCUSSÃO
O tratamento protético apresenta, como principal finalidade, a recomposição das funções do sistema estomatognático, através da reposição de elementos dentários e detecidos adjacentes perdidos, objetivando devolver ao paciente os requisitos mastigatórios, fonéticos e estéticos. Além de promover a conservação das estruturas orais remanescentes e não somente a simples reposição dos elementos dentários ausentes¹. Pode-se, então afirmar que a reabilitação oral, seja através de próteses fixas ou removíveis constitui fator essencial para a manutenção da qualidade devida dos pacientes².
O arco dental é uma entidade dinâmica em equilíbrio, na qual os dentes se sustentam mutuamente. Quando um dente é perdido, rompe-se a integridade de todo o arco, com o conseqüente realinhamento dos dentes num novo estado de equilíbrio. O espaço edentado frequentemente é invadido pelos dentes adjacentes ou antagonistas. Os adjacentes (especialmente os distais) podemmigrar embora o mais comum seja um movimento de inclinação³.
Um planejamento executado de maneira minuciosa e correta está diretamente relacionado ao resultado alcançado em um caso protético.
Escolha do Tipo de Prótese
Quando o caso envolve perda parcial da dentição, optasse pelo uso de prótese parcial removível (PPR) ou prótese parcial fixa (PPF) sustentada por dente ou implante. A...
tracking img