Solução de problemas da empresa granado

Páginas: 36 (8972 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – 5º PERÍODO
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS EM ADMINISTRAÇÃO II

ESTUDO DE CASO: EMPRESA GRANADO

Maisa Pereira

Rio de Janeiro, maio 2011.
NOME DOS ALUNOS

Maisa Preira Aluno do curso de Administração da UCB

ESTUDO DE CASO: EMPRESA GRANADO

Trabalhoapresentado como requisito parcial para aprovação em A1 na disciplina de Práticas Investigativas em Administração II da UCB, sob a orientação do (a) Prof. Fernando Paixão.

Rio de Janeiro, maio 2011.

RESUMO

O presente estudo pretende examinar através de questionário os funcionários da empresa Granado para saber o real clima organizacional dentro da Empresa.
Procura motivando osfuncionários da granado através de programas de qualidade de vida. Assim solucionando o problema de absenteísmo e turn-over da empresa.

Palavras Chaves: absenteísmo, turn-over, motivação, avaliação de desempenho, programa de qualidade de vida.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

A Granado foi fundada em 1870, pelo português José Antônio Coxito Granado. O estabelecimento ficava na rua Direita, 14/16, no Centroda cidade do Rio de Janeiro, uma das mais movimentadas da época. Hoje, esta rua chama-se Primeiro de Março, e a Granado lá permanece com suas portas abertas. 
Em 1903, João Bernardo Granado, irmão de Coxito, criou o Polvilho Antisséptico, produto mais antigo e carro-chefe da empresa. Sua fórmula, que teve registro aprovado por Oswaldo Cruz, permanece inalterada. 
Em 1912, a farmácia expandiupara um prédio na rua do Senado, onde hoje ainda funciona uma das suas fábricas. Anos depois, foi adquirida a fábrica de Belém do Pará, onde são produzidos os sabonetes em barra. E uma nova fábrica está em construção, em Japeri (RJ), com instalações e equipamentos modernos em 30.000m2 de área.  
A primeira filial da Granado foi inaugurada em 1930, na rua Conde de Bonfim, 300, na Tijuca (RJ). Em2007, a farmácia ganhou endereços nos bairros do Leblon (RJ) e Jardins (SP). No ano seguinte veio o endereço da loja virtual (www.granado.com.br) e, em 2009, a loja da rua do Lavradio (RJ) e a expansão da loja da rua Primeiro de Março.
Depois de três gerações na família Granado, a farmácia hoje é presidida pelo inglês Christopher Freeman. Em 2004, já sob o seu comando, a Phebo foi incorporada àempresa, bem como os produtos que fabricava. Três anos depois, novos produtos começaram a ser desenvolvidos: a linha Isabela Capeto, colônias e velas perfumadas. 
Ao longo de todos esses anos, a tradição de qualidade de produtos de origem vegetal, com eficácia comprovada, se manteve. Reconhecida em todo país, a Granado se firma no mercado brasileiro de cosméticos como exemplo de sucesso, solidez econstante crescimento.

2. PROBLEMA
Empresa com grande tradição, a Granado tem apresentado sérios problemas quanto ao índice de absenteísmo e Turn-over, problemas esses que se não forem resolvidos poderão levar até mesmo a empresa a falência.
Com isso, se faz mais que necessário resolver o problema o quanto antes, visto que o caos organizacional gerado pelo alto índice de ausências e oselevados graus de rotatividade comprometem de forma incisiva a produtividade da empresa.
Qual o real motivo do absenteísmo e turn-over da empresa Granado e como solucionar esse problema?

3. HIPÓTESE

3.1 Positiva
O problema de absenteísmo da empresa Granado não está ligado exclusivamente ao fato de a fábrica estar localizada distante de onde a grande maioria dos funcionários residem. Assim como ascondições precárias de transporte que tornam o trajeto casa / trabalho um enorme sacrifício.
Esse índice de absenteísmo, que excede 30%, tem como principal agente o desânimo dos funcionários com as péssimas remunerações e benefícios e a falta de reconhecimento da empresa para com os mesmos.

Para solucionar o problema a Empresa Granado deve fazer um Programa de Capacitação de Pessoas com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • solução de um problema na empresa
  • Teoria de ADM para solução de problema na empresa
  • Relatório gerencial de solução de problemas do refeitório da empresa
  • Solução de Problemas
  • Solução de problemas
  • Solução de problema
  • Solução para uma empresa
  • Dinheiro é problema ou solução?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!