Solução de caso da empresa marcopolo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

CAMILA ZANELLA








SOLUÇÃO DE CASO DA EMPRESA MARCOPOLO










Concórdia
2012







SOLUÇÃO DE CASO DA EMPRESA MARCOPOLO


Trabalho apresentado ao Curso Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas deAdministração da Produção, Gestão de Pessoas II, Estratégia de Marketing e Operações e Logística.
Professores: Thiago Nunes Bazoli, Samara Headley, Alexandre Cabral, Luiz Antônio Gabriel.













2012
1ª ETAPA
Uma empresa de grande porte como a Marcopolo seria inevitável não existir os recursos (inputs) a serem transformados, recursos que são tratados, transformados ouconvertidos de alguma forma. Na maioria das vezes, também conhecidos como matéria-prima. Ex: o alumínio ou o metal é um recurso a ser transformado, ou a matéria-prima na fabricação de ônibus;
Recursos (inputs) de transformação – são as ferramentas ou instrumentos utilizados no processo de transformação. Eles agem sobre as matérias-primas (recursos a serem transformados) para transformá-los em produtoacabado. Ex: os operários e as maquinas que trabalham na linha de produção da fabrica, são todos recursos de transformação. CNC (Comando Numérico Computadorizado) como frezas, guilhotinas, dobradeiras e curvadoras de tubos, o que permite muito mais precisão nas peças, garantindo assim o mesmo padrão de qualidade para todos os produtos.
Saídas (outputs) – produto final, transformação dos inputs,destinados ao consumo ou, como parte de outro processo de transformação.
Planejamento e Controle da Produção, permitem a continuidade dos processos produtivos na indústria, onde controla a atividade, a execução do que foi previsto no tempo e a quantidade certa e com os recursos corretos.
Projeto em Gestão da Produção -
O Planejamento e controle da Produção é um departamento que permite acontinuidade dos processos produtivos na indústria, onde controla a atividade, a execução do que foi previsto no tempo e a quantidade certa e com os recursos certos.
Gestão da Produção que é um processo de fabricação onde envolve uma formação e tem como principal responsabilidade aumentar e garantir a produtividade, reduzindo os seus custos de produção e certificar a qualidade final de tudo o que éfabricado. Com a gestão pode ver e conhecer todas as particularidades de cada etapa do trabalho, o seu funcionamento e linhas de produção.

2ª ETAPA
Os metodos alternativos que a Marcopolo poderia considerar para poder responder as flutuaçoes da demanda seria, ocorrer uma Gestão da Demanda aonde relacionada com a habilidade de prever a demanda, com o canal de comunicação com o mercado, no poderde influência sobre a demanda, na habilidade de cumprir prazos, e de priorizar e alocar os recursos disponíveis. Essa gestão da demanda, deveria ser de responsabilidade das áreas comercial e planejamento, em conjunto. Se a gestão fica por conta somente da área comercial, em alguns casos, existe a manipulação de previsão de superestimar para induzir uma grande produção e garantir a disponibilidadede produtos finais para venda ou de subestimar para que as vendas reais ultrapassem as previsões. Se a gestão fica por conta somente da área de planejamento, as previsões são feitas apenas com dados históricos de pedidos.

3ª ETAPA
Com certeza os cinco objetivos de desempenho da produção existem na Marcopolo pois, a qualidade, a rapidez, a confiabilidade, a flexibilidade, e o custo andamacoplados.
QUALIDADE – Executar ações da maneira mais correta possível. Ou seja, prestar serviços ou ofertar produtos sem falhas visando à satisfação total dos clientes. Ao conquistar este nível, a empresa conquista também uma vantagem de qualidade. Ex: Número de defeitos/produção, nível de reclamações do produto.

RAPIDEZ – Executar ações da maneira mais rápida possível, minimizando o lead time –...
tracking img