Solos

Páginas: 2 (344 palavras) Publicado: 26 de março de 2013
Mecânica dos Solos

TIPOS DE SOLO NO PARANA
NA PLANICIE LITORANEA, (é a região do litoral, entre o oceano atlântico e a serra do mar. São destaques dessa região as cidades de Paranaguá (onde ficao porto), Antonina, Morretes, Guaratuba e Matinhos. )
OS SOLOS SÃO PRINCIPALMENTE PODZÓLICOS E AO PÉ DOS MORROS ENCONTRAM-SE OS SOLOS MAIS FÉRTEIS DO LITORAL, OS HIDROMÓRFICOS.
NO PRIMEIRO PLANALTO(entre a Serra do Mar e o Planalto de Ponta Grossa. Faz fronteira a leste com a Baixada Litorânea e a oeste com o Planalto de Ponta Grossa )
OS SOLOS MOSTRAM UM PERFIL PROFUNDO, MATURO E FÉRTIL. EMALGUNS LOCAIS, O MANTO DE INTEMPERISMO PODE ATINGIR DEZENAS DE METROS COMA OCORRENCIA DE SOLOS PODZÓLICOS E LATOSSOLOS VERMELHOS, MAS TAMBEM CAMBISSOLOS E LITOSSOLOS.
OS SOLOS DO SEGUNDO PLANALTO(Municípios que fazem parte dessa região: Ponta Grossa, Prudentópolis )


APRESENTAM UM PERFIL RELATIVAMENTE RASO E DE BAIXA FERTILIDADE, COM PREDOMINIO DE LITOSSOLOS, CAMBISSOLOS, PODZOLS ELATOSSOLOS DESENVOLVIDOS NA SUA GRANDE MAIORIA ÁS EXPENSAS DE ROCHAS SEDIMENTARES.
O TERCEIRO PLANALTO (O terceiro planalto é caracterizado por áreas que vão desde aproximadamente 800 até 200 metros,as margens do rio Paraná. A principal formação deste planalto, é a Formação Serra Geral, uma formação basáltica que data do Cretáceo juntamente com outra formação de grande relevância, a formaçãoCaiuá, sendo esta um arenito. As principais cidades situadas sobre o Terceiro Planalto são: Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Campo Mourão, Pato Branco, Paranavaí, União da Vitória, Guarapuava eUmuarama.
APRESENTA SOLOS PROFUNDOS, DESENVOLVIDOS AS EXPENSAS DE ROCHAS VULCÂNICAS BÁSICAS E COM ALTA FERTILIDADE. SÃO OS LATOSSOLOS VERMELHO-ESCUROS, ROXOS E BRUNOS, A TERRA ROXA ESTRUTURADA E OSPODZOLS VERMELHO/AMARELOS. É A REGIÃO ONDE ESTA DESENVOLVIDA A AGROPECUÁRIA DE ALTA PRODUTIVIDADE, APOIADA EM TECNOLOGIA MODERNA DE PLANTIO E CONSERVAÇÃO DE SOLO.
SEGUE ABAIXO OS 11 TIPOS DE SOLO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • solos
  • Solos
  • solos
  • O solo
  • solo
  • Solos
  • Solo
  • Solos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!