Solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3445 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMPACTAÇÃO
1.1. Princípios Teóricos da Compactação
A compactação é um método de estabilização e melhoria dos solos através de processo manual ou mecânico, visando aumentar a compacidade de um solo (aumentando a intimidade de contato entre os grãos) pela redução de vazios e tornar o aterro homogêneo. Com a compactação objetiva-se a melhoria e estabilidade de propriedades mecânicas dossolos, tais como:
* Redução da compressibilidade;
* Aumento de resistência;
* Redução da variação volumétrica por umedecimento e secagem;
* Redução na permeabilidade.
A compactação é empregada em diversas obras de engenharia, como os aterros para diversas utilidades, as camadas construtivas dos pavimentos, a construção de barragens de terra, preenchimento de terra, preenchimento comterra do espaço atrás de muros de arrimo e reenchimento das inúmeras valetas que se abrem diariamente nas ruas das cidades. E tem como objetivo reduzir futuros recalques, aumentar a rigidez e a resistência do solo, reduzir a permeabilidade.
Um solo, quando transportado e depositado para a construção de um aterro fica em um estado relativamente fofo e heterogêneo e, portanto, além de poucoresistente e muito deformável, apresenta comportamento diferente de local para local, devido ao processo de empolamento.
Os solos são compactados pelo efeito de um dos seguintes esforços: Pressão (Compressão), Amassamento, Impacto e Vibração; ou pela combinação de dois ou mais esforços. A compressão consiste na aplicação de uma força vertical, oriunda do elevado peso próprio do equipamento, obtendo-sea compactação pelos esforços de compressão gerados na massa superficial do solo. O amassamento é o processo que combina a força vertical com uma componente horizontal, oriunda de efeitos dinâmicos de movimento do equipamento ou eixos oscilantes. A resultante das duas forças conjugadas provoca uma compactação mais rápida, com menor número de passadas. A vibração consiste numa força verticalaplicada de maneira repetida, com freqüências elevadas, superiores a 500 golpes por minuto. Isto significa que à força vertical se soma uma aceleração produzida por uma massa excêntrica que gira com determinada freqüência. O impacto resulta de uma ação semelhante à da vibração, diferenciando-se, apenas, pela baixa freqüência da aplicação dos golpes.
Na compactação, as quantidades de partículas e deágua permanecem constantes; o aumento da massa específica corresponde à eliminação de ar dos vazios. A saída do ar é facilitada porque, quando a umidade não é muito elevada, o ar se encontra em forma de canalículos de ar permitem uma massa específica maior quando o teor de umidade é maior. A partir de um centro teor de umidade, entretanto, a compactação não consegue mais expulsar o ar dos vazios poiso grau de saturação já é elevado e o ar está envolto por água. Há, portanto, para a energia aplicada, certo teor de umidade, denominando umidade ótima, que conduz a uma massa específica seca máxima, ou uma densidade seca máxima.
1.2. Compactação de Campo
Os tipos de solos disponíveis vão ditar o processo de compactação a ser empregado, a umidade em que o solo deve se encontrar na ocasiãoe a densidade a ser atingida.
A compactação de campo consiste nas seguintes operações:
a. Escolha da área de empréstimo, o que é um problema técnico-econônico. Nesta escolha devem ser consideradas distâncias de transporte, mas também as características geotécnicas do material. Especial atenção deve ser dada a umidade natural do solo da área de empréstimo em relação a umidade ótima decompactação, para evitar gasto muito alto no acerto da umidade.
b. Limpeza e regularização da área de trabalho.
c. Transporte e espalhamento do solo. A espessura da camada solta a espalhar deve ser compatível com a espessura final que geralmente é estabelecida em 15 a 20 centímetros, pois o efeito dos equipamentos não atinge profundidades maiores do que estas. A espessura de espalhamento...
tracking img