Solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOLOGIA
SOLOS

Estágio de evolução intempérica de uma rocha (formação do solo):

1. ataque químico aos feldspatos, perdendo o brilho, mas a textura é conservada;
2. os minerais aparecem totalmente decompostos. Percebesse a textura da rocha;
3. decompõe-se totalmente a rocha, desaparecendo a textura.

O clima pode agir:
- diretamente a partir da água (chuva) e calor (temperatura eumidade);
- indiretamente determinando a flora e fauna sob a forma de matéria orgânica.

Intemperização em determinadas Regiões Climáticas
- Climas frios: redução dos processos hidrolíticos com formação de solos esqueléticos, pobres em argilas. Nas regiões frias há maior acumulo de matéria orgânica, devido a menor velocidade de decomposição;

Intemperismo Físico

- Climas tropicais esub-tropicais: Solos profundos, lixiviação intensa, formação de lateritas. Hidrólise e oxidação intensa, os minerais silicatados são destruídos rapidamente. Migração da sílica e concentração dos hidróxidos de Fe e Al.

Obs: os feldspatos decompõem-se para formar argilas; Intemperismo Químico mais intenso

- Climas semi-áridos: os grãos de quartzo e de feldspato são desagregados por esforços devido a umafraca hidratação dos feldspatos;

- Climas temperados: solos ricos em argilo-minerais.

Laterização: é a lixiviação dos alcalinos e alcalinos terrosos, através do intemperismo, ficando o Fe e o Al concentrado no solo.
A atuação de processos intempéricos sobre as rochas origina Perfis de Intemperismo que mostram uma gradação progressiva em direção à superfície: rocha sã, rocha pouco alterada,rocha medianamente alterada, rocha muito alterada e solo residual, resultantes do intemperismo “in situ”, sem que haja transporte.

CONCEITO DE SOLO
Parte superior do manto de intemperismo, subdividida em horizontes com características Físicas, químicas, mineralógicas e biológicas distintas, resultantes da decomposição progressiva das rochas sob a ação do clima e da própria atividadebiológica e pela ação de processos ditos pedogenéticos (relacionados, basicamente, ao movimento da água dentro do solo), responsáveis pela sua diferenciação.
Para a população – é o chão onde vivemos e pisamos, fonte do nosso alimento.
Para os agricultores – é o substrato que permite o cultivo e pastagem.
Para os engenheiros – material inconsolidado, solto.
Para os geólogos – o material alterado sobrea rocha.
Para os geógrafos – elemento ecológico que sustenta fisicamente as plantas e é cultivado pelo ser humano para fins de sobrevivência.
Para os pedólogos – aquele regolito que sofreu pedogênese, ou seja, as camadas de material alterado inconsolidado que contém matéria orgânica e é capaz de sustentar o crescimento vegetal. Seria a parte superior de um regolito. Somente a atuação dosprocessos intempéricos não leva à formação de solos, é necessária a atuação dos processos pedogenéticos para que se forme um solo. Os processos pedogenéticos estão relacionados, basicamente, ao movimento da água no interior do solo.

Processos Pedogenéticos:

ADIÇÃO: entrada de material externo ao perfil de solo, por qualquer mecanismo (precipitação pluvial, lençol freático e drenagem lateral,colúvios e alúvios, organismos);

TRANSFORMAÇÃO: toda modificação química, física ou biológica dos constituintes do solo ⇒ formação de estruturas;

TRANSLOCAÇÃO: todo transporte seletivo no interior do perfil e sua deposição em certos níveis. Importante na individualização dos horizontes.
Meio: fendas, poros, canais; movimentação ascendente, descendente ou lateral;

PERDA: processos pelos quaisos constituintes deixam o perfil de solo (em superfície ou profundidade). Por fogo, enxurradas (superficiais), lençol freático (subsuperficiais).
O estudo e levantamento dos diferentes tipos de solos são ferramentas vitais para o planejamento, ordenamento e/ou reordenamento e ocupação das áreas.

FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO
- Clima;
- organismos;
- Material de origem;
- Relevo e
-...
tracking img