Solos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SOLOS
INTRODUÇÃO
Solo é um corpo tridimensional formado por processos físicos, químicos e/ou biológicos, cujos agentes de formação são basicamente o clima, os fatores topográficos e a comunidade biótica e cujo material de origem é a rocha matriz subjacente, embora possa ser constituído por partículas provinientes de outras regiões, transportadas pela água, vento e/ou pelo gelo. Apedogênese ou formação é o resultado da intereção de muitos processos, tanto geomorfológicos como pedológicos. Esses processos retratam uma variabilidade temporal e espacial signigicativa, sendo dessa forma importante abordar os solos como um sistema dinâmico.

FORMAÇÃO

O solo é formado a partir da rocha (material duro que também conhecemos como pedra), através da participação dos elementos doclima (chuva, gelo, vento e temperatura), que com o tempo e a ajuda dos organismos vivos (fungos, liquens e outros) vão transformando as rochas, diminuindo o seu tamanho, até virar um material mais ou menos solto e macio também chamado de parte mineral.
[pic]
COMO OS SERES VVIVOS ATUAM NA FORMAÇÃO DO SOLO
Eles atuam misturando a matéria orgânica (restos de vegetais e de animaismortos) com o material em que se transformou a rocha. Esta mistura faz com que o material que veio do desgaste das rochas forneça alimentos a todas as plantas que vivem no nosso planeta.
Além disso os seres vivos quando morrem também vão sendo misturados, formando o verdadeiro solo.
Deste modo o solo é representado pela seguinte expressão:


[pic]
COMPOSIÇÃO DO SOLO
O solo outerra como também é chamado, é composto de quatro partes, a saber:
• Ar;
• Água;
• Matéria orgânica (restos de pequenos animais e plantas);
• E parte mineral que veio da alteração das rochas, ou seja, a areia da praia, o  barro que gruda no sapato e o limo que faz as crianças escorregarem.
Estes quatro componentes do solo se encontram misturados uns aos outros. A matériaorgânica está misturada com a parte mineral e com a água.
E O AR DO SOLO ONDE ELE ESTÁ?


Dentro do solo existem pequenos buraquinhos, que chamamos de poros do solo, onde fica guardada a água e  o ar que as raízes das plantas e os outros organismos necessitam para beber e respirar. 


COMO O SOLO É ESTUDADO?


O solo é estudado nas pesquisas dividindo a parte mineral em trêsfrações principais, de acordo com o seu tamanho, a saber:
• Areia - material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício, com 0,063 a 2 mm.Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosão, por ação do vento ou da água. Através de processos de sedimentação pode ser transformada em arenito.
• Silte - Chama-se silte oulimo a todo e qualquer fragmento de mineral ou rocha menor do que areia fina e maior do que argila, de amplo uso em geologia. Como a olho nu não seja possível distinguir o silte das argilas, elas podem ser separadas devido a sua plasticidade, que é pouca ou nenhuma no caso do silte. É produzido pelo esmigalhamento mecânico das rochas, ao contrário da erosão química que resulta nas argilas. Esteesmigalhamento mecânico pode ser devido à ação de geleiras, pela abrasão, pela erosão eólica, bem como pela erosão devido às águas, como nos leitos dos rios e córregos.
• Argila - Formada pela alteração química de rochas, a argila pode ser encontrada próxima de rios, muitas vezes formando barrancos nas margens. Apresenta-se nas cores branca e vermelha.
COMO O SOLO É ORGANIZADO?
Éorganizado em camadas que são chamadas de horizontes do solo, sendo cada uma de uma cor diferente. Quase sempre o primeiro horizonte é mais escuro que os outros. Isso porque é nele onde normalmente plantamos os nossos vegetais. Os vegetais e os pequenos animais quando morrem vão se misturando com este primeiro horizonte dando a ele uma cor escura. Além de possuir cor diferente, um determinado...
tracking img