solos e fundaçeos

2701 palavras 11 páginas
Aluno: Ronaldo de Sousa Araújo
Curso: Curso de Educação Profissional Técnica em Nível Médio em Edificações
Disciplina: solos e fundações

Fundações

FUNDAÇÕES PARA OBRAS DE PEQUENO PORTE: As obras consideradas de pequeno porte são aquelas cujo peso total é relativamente pequeno. Por exemplo: o peso total de uma residência térrea é menor que o de um prédio de 4 andares, uma residência é obra de pequeno porte, e um prédio é de grande porte. Observe a figura abaixo, ela representa uma tábua de madeira apoiada sobre duas pilhas de tijolos, apoiadas, por sua vez, em um terreno. O peso da tábua é dividido ao meio e chega metade a cada, pilha de tijolos. O peso das pilhas, mais aquele que elas recebem, é descarregado, afinal, no solo onde se apóia. O peso da tábua e o peso das pilhas de tijolos são chamados de pesos próprios ou cargas permanentes, pois não se alteram.

A tábua está apoiada sobre as pilhas de tijolos adequadamente, havendo equilíbrio e estabilidade. Saber qual a máxima capacidade de carga que um terreno pode suportar é a maior preocupação que se deve ter no início de uma obra.

Não adianta nada, por exemplo, tomar todas as precauções durante a construção de uma casa ou prédio, fazendo cálculos precisos sobre a capacidade de resistência das vigas ou colunas, se não observar a carga que o terreno suporta, alguns terrenos suportam mais peso que os outros, dependendo de sua constituição, e, às vezes, o mesmo terreno, conforme a profundidade apresenta diferentes graus de resistência. Esta variação acontece por camadas.

PESQUISA OU SOLO RESISTENTE

Nas obras de pequeno porte, o próprio construtor analisa o terreno da construção. Para isso é usado o trado. A resistência do terreno é constatada pela dificuldade de penetração do trado no solo, esse processo não tem base técnica ou qualquer comprovação científica mas vem sendo usado há anos em inúmeras obras de pequeno porte e os resultados sempre são

Relacionados