Solos do acre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5068 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o solo do acre
















Rio Branco
2012



















o solo do acre

















Rio Branco

2012




1 . INTRODUÇÃO



Este trabalho tem a importância de fala sobre o solo do Acre,
estudaremos sobre osolo do acre,esse tema apresenta uma importância para nossas vidas ,um tema muito usado no nosso ensino , é a maioria dos alunos anseiam por um conhecimento qualitativo.
Escolher um tema para fazer o Pré-Projeto do trabalho de Conclusão de Curso é meio difícil para fazer , mais já nos auxilia um pouco sobre o nosso tema esconhido para o TCC,o tema escolhido é bom de falar.Ao longo do desenvolvimento , o autor deste trabalho inicia sua pesquisa sobre o solo ,mostrar como e o solo do Acre atraveis de leituras em livros e visitas feitas no estágio, serão utilizados duas pesquisas , pesquisas bibliográfica, e a outra pesquisa será a de campos ,serão realizadas visitas a biblioteca localizado no nosso estado para pesquisa sobre o solo, será feitoleituras em livros encontrados na biblioteca publica, com a finalidade de recolher o Maximo de dados que puder. Muitas idéias irão de sugir no decore do tempo que eu estive me preparando para fazer o TCC- Trabalho de Conclusão de Curso.
O solo é um dos recursos naturais mais importantes para a qualidade de vida do homem. Possui múltiplas funções nos ciclos dos nutrientes, nociclo da água e também é importante para a sustentabilidade dos sistemas naturais, como as florestas primárias e campos, sendo um dos fatores mais relevantes na determinação da tipologia florestal.
Além disso, é fundamental na produção de alimentos e foi muito importante na evolução da espécie humana e no sucesso desta frente às demais espécies.
Normalmente, o processo de degradação dasterras está relacionado à própria degradação dos solos, embora, outros fatores, como a prática de manejo inadequada, também possam ocasioná-la.Os solos do Acre apresentam características químicas particulares,como elevadas acidez,altos teores cálcio e de alumínio trocável,que os diferenciam dos solos dos demais estados amazônicos.


2. JUSTIFICATIVA

O solo é definido como umacoleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicos, formados por materiais minerais e orgânicos, que ocupam a maior parte do manto superficial.
Diversos problemas assolam as propriedades rurais do país, tanto na esfera econômica, quanto social e ambiental. O atendimento da legislação ambiental, associado ás diversas propriedadesque passam por dificuldades com enormes processos erosivos, nos conduz a uma convicta certeza de que estudos nesta área são de estrema importância para o futuro processo de conscientização de proprietários, os quais não estão sofrendo com tais conseqüências. Portanto, um planejamento de educação ambiental consistente pode fornecer subsídios suficientes para se obter condições de proporcionar umsistema de produção equilibrando em consonância com a sustentabilidade que nos remete o atual momento e as perspectivas fu





3. REFENCIAL TEÓRICO

Neste contexto, torna-se necessário acompanhar o desenvolvimento local e apontar aspectos falhos no planejamento e gestão da área e dos recursos voltados a ela e oferecidos por ela, racionalizando a exploração dos bens disponíveis edirecionando a ocupação do solo para fins adequados em função de sua capacidade de exploração, na tentativa de preservar a qualidade do ambiente.
O tempo tem mostrado que “o homem depende do solo – e, até certo ponto, bons solos dependem do homem e do uso que deles faz” (Buckman, 1968, p. 19). Muitas vezes, é o tipo de solo que determina qual a principal atividade econômica de uma região....
tracking img