soloq vrau

1325 palavras 6 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SÃO
LUÍS- MONTE CASTELO
DIRETORIA DE ENSINO TÉCNICO
DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E ALIMENTOS
Prof. Arlan Freitas

SUGESTÕES DE CADERNO DE LABORATÓRIO
Um caderno de laboratório, organizado e completo, além de servir para análises futuras de patentes e seguimento da pesquisa, pode também ajudar na condução do projeto de pesquisa para pessoas que se incorporem nos grupos, possibilitando repetição do experimento por outra pessoa e mesmo facilitar a continuidade do trabalho. NORMAS GERAIS
1.
Use um caderno resistente, preferencialmente de capa dura, para evitar danos físicos e perda de informações.
2.
As páginas devem ser enumeradas para que as folhas não sejam destacadas.
Não use caderno espiral e nem fichário.
3.
Todos os cadernos do laboratório devem ser enumerados, e o controle destes deve ficar sob a responsabilidade da chefia da pesquisa ou laboratório específico.
4.

Cada projeto deve ter seu próprio caderno ou conjunto de cadernos.

5.
Na primeira capa, no verso, do caderno devem constar: nome do pesquisador, data de início, nome do projeto e nome da agência financiadora e número do processo, quando for o caso (termo de abertura do caderno). No final, na contra capa deve constar o termo de fechamento do mesmo.
6.
As páginas devem ser numeradas a partir da primeira pautada e rubricadas uma a uma pelo(a) acadêmico(a), indicando sua rubrica no termo de abertura do caderno. 7.
Todas as anotações devem ser registradas nas páginas da direita e nas páginas da esquerda inclusive para os cálculos, mas a numeração apenas vai na página da direita.
8.
As anotações devem ser feitas de forma legível e à caneta esferográfica (preta ou azul) e assinadas e iniciando a cada novo dia com a data e o turno e hora registrados. 9.
Escreva diretamente no caderno (não se deve fazer rascunho); imediatamente
(os dados devem ser registrados durante a realização do

Relacionados