Solidos Sedimenaveis

761 palavras 4 páginas
Sólidos Sedimentáveis
Introdução
SÓLIDOS
Toda matéria, exceto a água contida em líquidos é classificada como material sólido. A definição usual de sólidos, entretanto, refere­se à matéria que fica como resíduo após evaporação e secagem a 103oC. Devido à grande variedade de materiais orgânicos e inorgânicos encontrados nas análises de sólidos, os testes têm caráter empírico e são relativamente fáceis. Os métodos gravimétricos são usados em quase todos os casos.
Os desdobramentos dos sólidos são mostrados no fluxograma abaixo.

Figura 4. Fluxograma das divisões dos sólidos.
Além dessas, podem ser vistas as seguintes relações:
Sólidos Totais = Sólidos Fixos Totais + Sólidos Voláteis Totais
Sólidos Fixos Totais = Sólidos Dissolvidos Fixos + Sólidos Suspensos Fixos
Sólidos Voláteis Totais = Sólidos Dissolvidos Voláteis + Sólidos Suspensos Voláteis
Sólidos dissolvidos e suspensos:
A quantidade e natureza dos sólidos dissolvidos e suspensos variam grandemente nos líquidos. Em águas potáveis, a maioria da matéria na forma dissolvida ocorre na forma de sais inorgânicos, poucas quantidades de matéria orgânica e gases dissolvidos. Para a análise de sólidos dissolvidos a amostra é aquecida à 180oC. A determinação dos sólidos suspensos é conseguida fazendo­se filtragem da amostra.
Sólidos fixos e voláteis:
Indicam a quantidade de matéria orgânica presente. No teste utiliza­se o processo de combustão no qual toda a matéria orgânica é convertida em gás carbônico e água, ou seja, é volatilizada. A temperatura deve ser controlada para evitar a volatilização das substâncias inorgânicas. A perda de peso na volatilização é interpretada em termos de matéria orgânica.
Sólidos sedimentáveis:
Esse termo é aplicado para os sólidos em suspensão que sedimentam sob a influência da gravidade. Nesse caso apenas os sólidos suspensos com peso específico

Relacionados