Solidao no idoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (462 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A velhice caracteriza-se pela mudança de papéis e pela perda de alguns deles, tais como a perda do estatuto profissional, mudança nas relações familiares e nas redes sociais (Figueiredo, 2007). Essasmudanças são inevitáveis pois a velhice é uma etapa especialmente intensa de perdas afectivas (perda de papéis, filhos que saem de casa, reforma, viuvez, etc.). Como tal, o desafio principal doenvelhecimento é o confronto com essas perdas, o que vai exigir um esforço por parte do idoso para adaptar-se a essas situações para manter a qualidade de vida desejada.
Segundo Fernández-Ballesteros eIzal (1993) uns dos acontecimentos mais marcantes, nesta fase do ciclo de vida, é a extinção da actividade laboral, que leva a uma certa inactividade. O tempo que antes era investido na actividadeprofissional pode ser encarado negativamente pelo idoso, já que suas as rotinas estão alteradas. Assim, essa inactividade pode ter repercussões negativas na saúde e no bem-estar do idoso.
Também existe acrença que a partir da reforma do indivíduo inicia-se a velhice, e que tal corresponde a uma perda, declínio e deterioração das capacidades funcionais. Crença esta que não corresponde à realidade, areforma marca a perda de papéis sociais activos (Figueiredo, 2007), mas não a deterioração mental. Esta mudança de papéis
3
implica a diminuição de recursos económicos, a diminuição de oportunidadede contactos sociais e um maior tempo livre. O grande desafio centra-se em reorganizar o seu quotidiano (Sousa, Figueiredo, e Cerqueira, 2004). Todas as mudanças despoletadas pela reforma vão permitirao sujeito uma nova reformulação de valores, rotinas e objectivos (Figueiredo, 2007). O idoso deverá descentrar-se da profissão e centrar-se na vida familiar e em ocupações de tempos livres quefomentem o envolvimento e a participação social.
Como já referido, outros acontecimentos marcantes nesta fase são: as perdas, o afastamento dos familiares, com a saída dos filhos de casa, os pais...
tracking img