Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3830 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Conceito de soldagem
É possível unir peças, transformando-as em uma única, sem superfícies de contato, colas ou dispositivos de fixação; em outras palavras, sem descontinuidades. Basta realizar uma soldagem. Mas o que é isto? A Soldagem é o processo de união de materiais (particularmente os metais) mais importante do ponto de vista industrial sendo extensivamente utilizada na fabricação erecuperação de peças, equipamentos e estruturas. Outro conceito muito utilizado: é a operação que visa a união de duas ou mais peças, assegurando na junta, a continuidade das propriedades físicas e químicas do material. Existe um grande número de processos de soldagem diferentes, sendo necessária a seleção do processo (ou processos) adequado para uma dada aplicação. A soldagem não ocorre tãofacilmente, pois a aproximação das superfícies a distâncias suficientes para a criação de ligações químicas entre os seus átomos é dificultada pela rugosidade microscópica e camadas de óxido, umidade, gordura, poeira e outros contaminantes existentes em toda superfície metálica.
A sua aplicação atinge desde pequenos componentes eletrônicos até grandes estruturas e equipamentos (pontes, navios, vasosde pressão, etc.). Atualmente a soldagem é utilizada também em plásticos e vidros. É muito usada em diversas áreas: construção naval, civil, ferroviária, indústria aeronáutica, automobilística e indústria metalúrgica.
2 - Tipos de processos de soldagem::
 A soldagem pode ser dividida em dois grandes grupos de operações:
* Soldagem por fusão;
* Soldagem por pressão (deformação).2.1- Soldagem por fusão
 A energia é aplicada para produzir calor capaz de fundir o material de base. Diz-se neste caso que a solubilização ocorre na fase líquida que caracteriza o processo de soldagem por fusão. Assim, na fusão, a soldagem é obtida pela solubilização na fase líquida das partes a unir, e subsequentemente, da solubilização da junção.
2.2 Soldagem por pressão (ou deformação)
 A energia éaplicada para provocar uma tensão no material de base, capaz de produzir a solubilização na fase sólida, caracterizando a soldagem por pressão.
2.3 Principais processos de Soldagem
| |
 2. 4 Principais processos de soldagem por Fusão
* Soldagem à chama: A fusão origina-se do calor gerado pela queima de um gás, com o material de adição introduzido separadamente. É atualmente o processomais rudimentar de soldagem.
* Soldagem Oxi-Gás: envolve a fusão do metal de base e normalmente de um metal de enchimento, usando uma chama produzida na ponta de um maçarico. O gás combustível e o oxigênio são combinados em proporções adequadas dentro de uma câmara de mistura. O metal fundido e o metal de enchimento, se usado, se misturam numa poça comum e se solidificam ao se resfriar. Nesteprocesso, o soldador tem controle sobre o calor e a temperatura. É muito usado em operações de conserto, peças finas e tubos de pequeno diâmetro. O equipamento utilizado na soldagem oxi-gás é normalmente portátil, versátil e de custo baixo. O acetileno é o gás mais usado nesse processo, devido a sua alta taxa de propagação de chama e alta temperatura.
Usos: os materiais fundidos por oxi-gás sãoferro-fundido, chumbo, alumínio, ligas de zinco, aços, aço galvanizado, latão, e bronze, dependendo da chama utilizada. O equipamento utilizado para solda oxi-gás é mostrado na figura:
|

* Soldagem elétrica a arco voltaico: A fusão origina-se da ação direta e localizada de um arco voltaico.
 Vantagens: o arco permite obter elevadas temperaturas num pequeno espaço, limitando a zona deinfluência calorífica. Permite o uso de qualquer atmosfera gasosa, que quando neutra, proporciona menor contaminação do banho metálico.
Origens e evolução: o arco voltaico aplicado à soldagem foi introduzido por N. R. Bernardos em 1887. O princípio era um arco voltaico entre um eletrodo de carvão e a peça. Fundia-se o material da zona a unir sem consumir o eletrodo. O material de adição era...
tracking img