Soldagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina Curso Tecnologia em Mecatrônica

Soldagem com Eletrodo Revestido

Soldagem com Eletrodo Revestido Soldagem com eletrodo revestido é a união de metais pelo aquecimento oriundo de um arco elétrico entre um eletrodo revestido e o metal de base, na junta a ser soldada.

Soldagem com Eletrodo Revestido Responsável pela expansão dasoldagem

Versatilidade Baixo custo

História
• 1822 N B Bernados inventou a soldagem a arco voltáico, que consistia em um eletrodo de carvão e o metal de base.

• 1889 Zerener modificou o sistema Bernados e introduziu mais um eletrodo de carvão. • Neste caso o arco voltáico se produzia entre os extremos dos eletrodos de carvão.

História
Processo Eslavianoff desenvolvido em 1890, é umasimplificação do processo Bernados, consistia em colocar um dos polos na própria vareta de material de adição

Em 1905 Oscar Kjellberg (OK = ESAB), inaugurou a época da soldagem moderna com o processo de eletrodo revestido.

Arco Voltaico
É a passagem de corrente elétrica através de um condutor de corrente gasoso. Um gás é condutor de corrente quando está ionizado.

Inicialmente o arcoelétrico foi inventado para produzir luz, hoje em dia utilizamos o arco voltaico para produzir juntas permanentes em metais O arco elétrico para soldagem a descarga elétrica tem baixa tensão e alta intensidade de corrente. Não se utilizam em soldagem tensões superiores a 70V, para assegurar comodidade e segurança para o operador.

Arco Voltaico (CC-)

Equipamentos usados na Soldagem
• • • •• • Fonte de energia Alicate para fixação dos eletrodos Cabos de interligação Pinça para ligação à peça Equipamento de proteção individual Equipamento para limpeza da solda

1) Fontes de Energia
Conversor (CC): é um conjunto motor de combustão interna ligado a um gerador elétrico que fornece corrente contínua. É um aparelho caro e exige manutenção permanente. Transformador (CA): Sãotransformadores monofásicos, é mais barato e mais fácil de se construir, sua manutenção também é menor, o rendimento é maior. Retificador (CC): É um conjunto de retificadores em série ligados a um transformador na saída deste.

1) Fontes de Energia

Vantagens da corrente alternada Qualquer material é soldável. Possibilidade de inverter a polaridade. Elevado fator de potência Boa qualidade da soldaDesvantagens da corrente alternada Manutenção cara do equipamento (conversor) Maior consumo em vazio Custo elevado do equipamento

Polaridade Direta ou Normal (CC-) Aquela onde o eletrodo é o cátodo (negativo), é a peça é ânodo. Nesse caso o bombardeio de elétrons dá-se na peça, que será a parte mais quente assim funde-se mais a peça e menos o eletrodo no caso de eletrodos consumíveis e nus. Quandose trata de eletrodos revestidos o efeito é ao contrário. Polaridade Inversa ou Reversa (CC+) Aquela em que o eletrodo é o anodo (positivo). Neste caso o bombardeio de elétrons da-se na alma do eletrodo, a qual será a parte mais quente, funde-se mais rapidamente o eletrodo, se ele é consumível e nú, assim tem-se menor penetração e mais deposição tornando a soldagem mais rápida. Quando se trata deeletrodos revestidos o efeito é ao contrário.

Corrente contínua e Corrente alternada Com corrente contínua podemos utilizar dependendo do tipo de revestimento, polaridade inversa ou a direta. O uso da corrente contínua é normalmente associado à melhor estabilidade do arco e qualidade de depósitos. O uso da corrente alternada reduz a suscetibilidade sopro magnético, mas a estabilidade e a defacilidade de ignição são inferiores. Outro fator é que a queda de tensão ao longo do cabo de ligação é menor.

2) Alicate para fixação dos eletrodos Existem duas versões da alicates, uma com o formato de garras e outra no formato de pinças como um mandril de furadeira. 3) Cabos de interligação O diâmetro dos cabos depende da potência elétrica, do seu comprimento e do tipo de corrente...
tracking img